Depois da precoce e inesperada eliminação da seleção espanhola nos oitavos de final do Mundial, frente à Rússia, existe uma questão que se sobrepõe a todas as outras: Hierro é para ficar? Ou foi apenas uma solução imediata depois de Lopetegui ser dispensado? A imprensa espanhola aposta na segunda opção e garante que o antigo jogador do Real Madrid vai mesmo ser substituído no comando técnico de Espanha.

De acordo com o desportivo As, a Real Federação Espanhola de Futebol já está a discutir nomes, opções, planos e cenários para o futuro daquela que foi, num passado recente, a mais poderosa seleção do mundo. Luis Rubiales, o presidente do organismo, deve prescindir de Fernando Hierro e a saída do antigo jogador do cargo de diretor desportivo da seleção – que ocupava até assumir a posição de selecionador – também estará em cima da mesa, com o objetivo de refrescar todos os setores da La Roja e iniciar um novo ciclo com vista à qualificação para o Euro 2020 e o Mundial 2022.

Quique Flores, treinador espanhol que passou pelo Benfica na temporada 2008/09 (não conseguindo mais do que um terceiro lugar no campeonato e uma Taça da Liga), é o preferido para suceder a Hierro. O técnico está atualmente sem clube – depois de ter sido despedido do Espanhol em abril – e encaixa no perfil pretendido pela Federação. Luis Enrique, treinador do Barcelona até 2017, e Míchel, dispensado pelo Málaga em janeiro, também são nomes em cima da mesa.

Rafa Benítez, Unai Emery e Marcelino García Toral são opções que também agradam a Luis Rubiales, mas os contratos que têm com Newcastle, Arsenal e Valencia, respetivamente, dificultam as negociações e uma eventual saída para a seleção. De entre os preferidos da Federação, destaca-se outro nome: Roberto Martínez. O treinador espanhol que ainda está em competição no Mundial da Rússia, ao leme da Bélgica, seria o eleito de Rubiales se não tivesse um vínculo com a federação belga até 2020.

Ainda que não exista pressa para substituir Fernando Hierro, a verdade é que Luis Rubiales quer começar a traçar um novo projeto a partir de agora que envolva a renovação de todos os setores da seleção espanhola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR