Ministério Administração Interna

Autarquias abriram concursos para mais de 6.500 trabalhadores precários

O ministro da Administração Interna anunciou, no parlamento, que já foram abertos concursos para a regularização de mais de 6.500 trabalhadores precários nas autarquias.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O ministro da Administração Interna anunciou esta terça-feira, no parlamento, que já foram abertos concursos para a regularização de mais de 6.500 trabalhadores com vínculo precário nas autarquias, num universo de cerca de 15.500 situações identificadas nos municípios e freguesias.

Segundo Eduardo Cabrita, dos 15.549 trabalhadores abrangidos pelo Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), foram lançados concursos envolvendo o preenchimento de 6.502 postos de trabalho.

Temos monitorizado o processo de abertura de concursos para a consolidação dessas relações laborais”, salientou o governante, numa audição regimental da comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

De acordo com os mais recentes dados disponíveis, com base num acompanhamento quinzenal, foram abertos procedimentos concursais por um total de 654 entidades municipais, das quais 168 municípios e 461 freguesias, acrescentou.

[FrameNews src=”https://s.frames.news/cards/precarios-na-administracao-publica/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”612″ slug=”precarios-na-administracao-publica” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/precarios-na-administracao-publica/thumbnail?version=1530021022658&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

Dos lugares colocados a concurso, 66% destinam-se a assistentes operacionais, 18% para técnicos superiores e 15% para assistentes técnicos, segundo os dados do ministério de Eduardo Cabrita.

No levantamento efetuado no âmbito do PREVPAP foram identificados um total de 15.549 trabalhadores com vínculos precários nas autarquias, repartidos por 298 municípios e 1.872 freguesias, dos quais cerca de 10 mil na esfera das câmaras municipais e cinco mil em juntas de freguesia.

A página na internet do PREVPAP informava que o número de requerimentos apresentados para regularização de precários na administração pública ascendeu a 31.583.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
PS

De novo, a propaganda socialista a chegar ao fim /premium

João Marques de Almeida

Uma certeza temos em relação aos governos do PS: está tudo a correr muito bem até ao dia em que começa tudo a correr muito mal. É quando a “política de comunicação” se torna curta para tanta realidade

Política

A protecção da família em Portugal

Luiz Cabral de Moncada

A família, enquanto célula principal da sociedade e berço da moral, como bem se sabe na Calábria, está mais garantida do que nunca. Nunca será esquecida pelos partidos quando no poder político.

Segurança Social

Não tinha de ser assim /premium

Helena Matos
172

Em 1974, politicamente bloqueado, o país aguardava que os militares tratassem do assunto. O assunto era o Ultramar. Em 2019, o país está bloqueado de novo. O assunto chama-se Estado Social.

Administração Pública

A (Des)orientação ao Cidadão

Carlos Hernandez Jerónimo

Não basta produzir plataformas e sistemas mesmo que em co-criação com o cidadão, que apenas ligam dois pontos em linha reta e que ao mínimo desvio empurram o cidadão para o balcão e a fila de espera. 

Mar

Bruno Bobone: «do medo ao sucesso»

Gonçalo Magalhães Collaço

Não, Portugal não é uma «nação viciada no medo» - mas devia realmente ter «medo», muito «medo», do terrível condicionamento mental a que se encontra sujeito e que tudo vai devastadoramente degradando.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)