Mil milhões de euros. É esta a quantia envolvida no contrato que a BMW acaba de assinar com a chinesa Contemporary Amperex Technology Ltd (CATL), no sentido de garantir o fornecimento de baterias. Significa isto que a Samsung deixará de ser a fornecedora na nova geração de eléctricos que a BMW prepara.

A marca de Munique quererá assim livrar-se do “drama” que representa actualmente as falhas de abastecimento, o que comprometeria a electrificação em força que o fabricante bávaro tenciona empreender nos próximos anos. Recorde-se que, de acordo com a informação avançada pela própria BMW, a meta passa por oferecer uma gama com 25 modelos electrificados até 2025. Portanto, baterias precisam-se.

Segundo a Reuters, o acordo prevê que a produção dos packs seja feita na Europa, numa fábrica que a CATL irá construir e cuja localização não está ainda definida, embora se fale já na possibilidade de vir a ser implantada no estado de Thuringia, a cerca de 400 km quer da sede da BMW quer da fábrica de Dingolfing, de onde sai o Série 8. Isso seria vantajoso para a BMW, desde logo por dispensá-la de avultadas despesas logísticas, já para não falar nos gastos em pesquisa e desenvolvimento que exige a tecnologia das baterias.

De notar que a CATL já garantiu contratos com vários construtores automóveis. Dos grandes como a Daimler aos pequenos como a startup Byton, passando ainda pela Apple. Sim, a mesma Apple que (ainda) estará fazer um carro, pese embora não haja novidades a este respeito há (bastante) tempo.

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