Wang Jian, presidente e co-fundador do grupo chinês HNA, acionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway, morreu após uma queda, durante uma viagem de negócios no sul de França, divulgou esta quarta-feira a empresa. De acordo com o coronel da polícia francesa Hubert Meriaux, citado pela Reuters, Jian caiu enquanto tirava uma fotografia. “Ele estava a tirar uma fotografia da família e caiu” de uma altura de 15 metros, confirmou a polícia. Mesmo aparentando ser uma queda acidental, será feita uma autópsia para confirmar a causa da morte.

O empresário de 57 anos foi uma das figuras-chave na expansão do HNA, um dos maiores grupos privados chineses e um dos principais visados das advertências das autoridades chinesas sobre “investimentos irracionais” no estrangeiro, que podem “acarretar riscos” para o sistema financeiro do país.

Em Portugal, a empresa tem uma participação na Atlantic Gateway, consórcio que detém 45% da TAP. Uma das suas subsidiárias, a Capital Airlines, inaugurou em julho de 2017 o primeiro voo direto entre a China e Portugal. O grupo tem ainda importantes participações em firmas como a Swissport ou o Deutsche Bank.

A morte de Wang surge numa altura em que a empresa se está a desfazer de ativos, visando resolver os seus problemas de liquidez e altos custos de financiamento. Só este ano, o HNA vendeu mais de 14 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros) em ativos. Com uma participação de cerca de 15%, Wang era um dos maiores acionistas do grupo. O outro cofundador, Chen Feng, também detém 15% da empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR