Está a decorrer durante esta quarta-feira uma megaoperação de combate ao tráfico de armas da PSP com a colaboração da GNR. Estão a ser realizadas buscas nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Santarém.

No balanço da operação “Colmeia” realizado pela PSP às 12h, foi anunciada a detenção de 13 pessoas, três por mandato de captura e dez por posse ilegal de armas apanhadas em flagrante delito. Da operação resultaram ainda a apreensão de 27 armas de fogo e de “várias centenas de munições” e acessórios de armas ainda não contabilizados.

De acordo com intendente Resende da Silva, a operação cumpriu 54 mandatos de busca e três mandatos de detenção. O porta-voz destacou a “abrangência [territorial] muito relevante” da operação e referiu que os alvos das buscas nos diferentes distritos tinham ligações entre si.

Segundo a RTP, os detidos vão ser presentes a tribunal esta quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Correio da Manhã adianta ainda que em Lisboa estão a decorrer buscas domiciliárias no Casalinho da Ajuda e no Bairro 2 de Maio.

A investigação esteve a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP) e envolveu os Comandos da PSP de Lisboa, Porto, Setúbal e Santarém. Segundo o intendente Resende da Silva, “da parte da PSP, o efetivo fixou-se acima dos 400 polícias”. A operação contou ainda com o apoio da Unidade Especial da Polícia e os militares da GNR. Esta operação é o culminar de um ano de investigação.

Esta operação é o culminar de um ano de investigação. De acordo com o comunicado emitido pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), a operação teve “por objeto a investigação dos crimes de tráfico de armas de fogo praticados por um número alargado de suspeitos”, permitindo “apreender as armas de fogo transacionadas e possuídas ilicitamente e pôr termo a esta concreta atividade criminosa de elevada perigosidade e potenciadora da prática de outros crimes”.