Quatro pessoas ficaram feridas quando caiu de um penhasco uma carrinha que transportava voluntários, que estão a ajudar nas operações junto à gruta onde 12 jovens e um adulto estão presos há quase duas semanas. A notícia foi avançada pelo jornal tailandês Khao Sod.

Cerca das 19h, lê-se no texto da notícia, o motorista, que não sabe como perdeu o controlo do veículo, saiu da área próxima da gruta de Luang Khun Nam Nang Non, altura em que se despenhou. Três pessoas sofreram ferimentos ligeiros e foram transportadas para o hospital. A quarta vítima está em estado crítico e os socorristas não conseguiram tirá-la do local do acidente. Os voluntários estavam a caminho para reforçarem outra equipa de socorro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

LIVE: Mounting signs of activity that rescue imminent or possibly underway

Posted by Khaosod English on Saturday, July 7, 2018

No mesmo jornal, pode ler-se que “algo parece estar a acontecer na gruta” porque “as ambulâncias estão prontas, na entrada”. Não há, no entanto, qualquer informação confirmada sobre a existência de uma operação de resgate em curso neste momento. O governador de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, estará numa reunião para decidir o decurso das operações no local.

As operações de resgate têm sido dificultadas por causa da água que está a inundar um dos complexos da gruta. Na Tailândia vive-se agora um período de chuvas intensas, que dura, pelo menos, até outubro. Entretanto, o instituto de meteorologia divulgou a informação de que vai voltar a chover cerca das 22h na província de Chiang Rai. Assim sendo, o nível da água dentro da gruta pode voltar a subir.

Contudo, as autoridades anunciaram que os próximos três a quatro dias serão os mais favoráveis para iniciar o regate dos jovens, tendo em conta o “nível da água”, as “condições meteorológicas” e o “estado de saúde dos rapazes”.