As autoridades tailandesas começaram a correr contra o relógio. As chuvas deverão aumentar de intensidade nos próximos dias no norte da Tailândia, pelo que as autoridades acreditam ter um período de entre três a quatro dias para resgatar os 12 rapazes que estão presos numa gruta inundada com o seu treinador de futebol.

Segundo o jornal britânico The Guardian, que tem um correspondente no local, o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, disse este sábado que a operação levada a cabo durante a última noite para drenar a água da zona onde estão os rapazes foi um sucesso.

Porém, a previsão meteorológica aponta para um agravar do tempo nos próximos dias, dando pouco tempo às equipas de resgate para agir, advertiu o mesmo responsável, em declarações citadas pelo jornal inglês.

“[Os próximos] três ou quatro dias a partir de agora são o tempo mais favorável para a operação e a missão de resgate, usando um dos planos de ação. Se esperarmos demasiado tempo, não sabemos quanta chuva virá“, disse Osatanakorn numa conferência de imprensa este sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O ar está um pouco gelado, mas não se preocupem”. Rapazes escrevem cartas aos pais e treinador pede desculpa

Há dois fatores que estão a ser tidos em conta pelas equipas de resgate no que toca ao momento de avançar ou não com a operação: a qualidade do ar e o nível de água no interior da gruta.

Relativamente ao oxigénio, na sexta-feira os níveis já tinham descido parta 15% — o valor normal para se manter saudável é de 21%. “Se o nível de oxigénio descer abaixo dos 12%, vai afetar o cérebro das pessoas que estão lá dentro“, explicou.

Também o nível de dióxido de carbono afeta a qualidade do ar dentro da gruta e aumentou consideravelmente com a presença de dezenas de membros das equipas de resgate a trabalhar — e a respirar — dentro da gruta.

Sobre a questão da água, as autoridades admitem que a zona em que os jovens estão refugiados pode também ficar inundada, aumentando a pressão para que o resgate aconteça o mais rapidamente possível.

“A água pode alcançá-los“, admitiu o governador, explicando que dessa forma o espaço disponível para os doze jovens ficaria reduzido a menos de dez metros quadrados.

“Não estamos zangados convosco. Cuidem bem de vocês”. Pais respondem aos rapazes encurralados em gruta tailandesa

“A situação perfeita seria sem água, zero, mas isso é impossível porque só acontece em dezembro ou em janeiro”, explicou o responsável. “Excluímos essa hipótese. A segunda melhor é o nível de água ser suficientemente baixo para os tirarmos de lá”, acrescentou.

Caso a qualidade do ar diminua significativamente ou o nível de água aumente, uma decisão vai ser tomada, garantiu o governador. “Estamos numa corrida contra o tempo”, explicou.

Este sábado foram conhecidas cartas trocadas entre os pais e os jovens. Os rapazes pediram aos pais que não se preocupem com eles porque estão bem e os pais garantem que não estão zangados com as crianças. Além disso, numa carta que foi levada pelos mergulhadores, o treinador pediu desculpa aos pais pelo sucedido.