Pelo menos dez pessoas morreram e outras 73 ficaram feridas depos de um comboio ter descarrilado em Tekirdag, a 120 quilómetros de Istambul, na tarde deste domingo. O acidente aconteceu enquanto o comboio completava a viagem entre Uzunkopru, na província de Edirne, perto da fronteira mais ocidental da Turquia, e Isatmbul.

De acordo com o relato de várias testemunhas, citadas pela agência notíciosa turca Anadolu, cinco carruagens que transportavam cerca de 300 passageiros descarrilaram perto de Tekirdag, junto à fronteira com a Grécia, a 135 quilómetros de Istambul. Os mesmos relatos dão conta de vários mortos e feridos. Ambulâncias e equipas médicas seguiram já para o local do acidente acerca e as imagens ue estão a ser exibidas nos orgãos de comunicação locais mostram carruagens derrubadas e equipas de primeiros-socorros a atuar.

A agência Reuters, citando fonte do gabinete, diz que o Presidente da Turquia Tayyip Erdogan já recebeu informações atualizadas sobre o desastre através dos ministros dos Transportes e do Interior e já enviou condolências às famílias das vítimas.

De acordo com a estação de televisão CNN Turk, o acidente foi causado pelo colapso de uma ponte. No entanto, Mehmet Ceylan, governador da cidade onde o descarrilamento aconteceu, disse que o acidente aconteceu por causa do mau tempo. O ministro da saúde acrescentou que as más condições climatéricas, principalmente a chuva forte, provocaram deslizamentos de terra que levaram ao descarrilamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em atualização