Elétricos

Lavar um automóvel eléctrico pode ser perigoso?

Será que é perigoso recorrer às tradicionais máquinas de lavagem automática ou a jactos de alta pressão para lavar um veículo movido a electricidade? 42% dos britânicos acham que sim. E você, sabe?

Não, não dá choque. Mas é chocante não saber que um carro eléctrico se lava como qualquer outro: sem riscos

Toda a gente sabe que misturar água com equipamentos electrónicos ou instalações eléctricas não é boa ideia, pelos riscos que isso acarreta de electrocussão. Pelo que alguém se lembrou de fazer uma pergunta óbvia: então, como é que se podem lavar carros eléctricos?

A pergunta foi colocada pela Go Ultra Low, uma organização que junta no Reino Unido o governo e a indústria, com o intuito de esclarecer os cidadãos, particulares e empresas, em relação às vantagens associadas à mobilidade eléctrica. Poderia dizer-se que a questão roça o ridículo de tão básica que é. Mas as respostas acabaram por revelar precisamente o contrário. Questionadas 2.000 pessoas, com mais de 18 anos de idade, se poderiam ou não lavar um carro eléctrico nas tradicionais máquinas de lavagem automática ou com jacto a alta pressão, tal como habitualmente se faz com as viaturas movidas a gasóleo ou a gasolina, mais de 40% dos britânicos respondeu que… não fazia ideia! Em concreto, 840 entrevistados (42%) admitiram que não tinham a certeza se tal podia ou não fazer-se…

A avaliar por este estudo, o desconhecimento continua a ser um dos principais entraves à mobilidade eléctrica. Mas convenhamos que uma coisa é não ter presente a redução de custos que um carro eléctrico aporta, por não saber o preço do kWh ou desconhecer os consumos, outra bem distinta é admitir a hipótese de os fabricantes automóveis não terem tomado as devidas precauções, no que toca ao isolamento dos componentes… Será que os britânicos (também) acham que, sempre que chove, ninguém pode circular de carro eléctrico?

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)