A transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus é o grande destaque do mercado de transferências deste ano. O português trocou o Real Madrid pelo clube de Turim a troco de 100 milhões de euros (mais 12 milhões em variáveis) depois de nove anos ao serviço dos merengues. E nove anos dá para muita coisa: ganhar troféus individuais e coletivos, bater recordes e dizer umas quantas frases marcantes.

9 frases de Ronaldo durante os 9 anos em Madrid

1. “Foi muito bonito estar no Real Madrid”. A frase que CR7 disse depois de conquistar a final da Liga dos Campeões da época passada é uma das que vai ficar na história. Tudo porque foi ali que o português levantou o véu sobre uma possível saída do clube. Estava dado o pontapé de saída para a grande novela do mercado de transferências.

https://www.youtube.com/watch?v=tkKmo51apIE

2. “Assobiam-me porque sou rico, bonito e um grande jogador. Têm inveja de mim. Não há outra explicação”, disse o português depois de um jogo da Liga dos Campeões contra o Dínamo Zagreb em 2011.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. “Pode ser que esteja um pouco triste. Por isso não festejo os golos e não estou feliz. As pessoas dentro do clube sabem do que falo”. Esta frase foi dita depois de um jogo com o Granada em 2012, no qual Ronaldo marcou mas não festejou. A relação com a direção do clube nem sempre foi fácil.

4. “Incomoda-me que digam que o Cristiano Ronaldo baixou o seu rendimento e que é por isso que o Real Madrid caiu. Se todos estivessem ao meu nível talvez pudéssemos estar em primeiro”, afirmou o português depois de uma derrota contra o Atlético de Madrid em 2016.

5. “Quem voltou a marcar mais golos esta temporada? Talvez a Liga dos Campeões deva mudar de nome e passar a chamar-se CR7”, disse depois da conquista da última Liga dos Campeões.

6. “Os jantares, os beijos e os abraços não servem para nada. No Manchester United ganhei a Liga dos Campeões e não falava com Ferdinand, Giggs ou Scholes. Não tenho que ir jantar com o Benzema nem o Bale tem de vir a minha casa”. Esta frase foi dita em 2016, depois das comparações entre a relação do do trio atacante do Barcelona (Messi, Neymar e Suárez) com o do Real Madrid (Ronaldo, Bale e Benzema).

7. “À equipa dou um 9 e a mim um 10”, afirmou numa entrevista à Marca em 2012.

8. “Eu sou o jogador mais pesquisado na internet, todas as capas falam do Cristiano Ronaldo. Quando Xavi fala sobre mim está à procura de publicidade. Ganhou tudo, mas nenhuma Bola de Ouro, eu tenho três. E está a jogar ou jogava no Catar”, disse em forma de resposta a Xavi, em 2016.

9. “Eu sei que quem gosta de futebol, gosta de mim”, afirmou numa entrevista em 2010.

9 recordes ao serviço do Real Madrid

Desde que chegou a Madrid, Cristiano Ronaldo bateu vários recordes do clube e não só. Pertence-lhe o recorde de maior número número de golos pelo clube tal como o de melhor marcador numa edição da Liga dos Campeões.

1. Melhor marcador do Real Madrid (451 golos), à frente de nomes como Raúl (323) e Di Stéfano (308)
2. Melhor marcador do clube na Liga Espanhola (311 golos), novamente à frente de Raúl (228) e Di Stéfano (227)
3. Mais Bolas de Ouro ao serviço do clube, com quatro conquistas (2013, 2014, 2016 e 2017)
4. Mais golos numa só edição da Liga dos Campeões: 17 (2013/14)
5. Mais prémios de Melhor Jogador da UEFA: 4
6. 
Mais hat-tricks na Liga espanhola (34)
7. 
Único jogador a marcar em 11 jogos seguidos na Liga dos Campeões, na época 2017/2018
8.
Único jogador a marcar pelo menos 30 golos em seis edições seguidas da Liga Espanhola
9.
Único jogador a marcar em todos os jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, na época 2017/2018