O Croácia-Inglaterra desta quarta-feira é uma meia-final de um Mundial sui generis. De um lado, está uma seleção que ostenta a melhor geração das últimas décadas, com um meio-campo orquestrado por um jogador do Real Madrid e outro do Barcelona e o ataque entregue ao avançado titular do campeão italiano. Do outro, a eterna favorita que está arredada dos títulos internacionais desde que foi campeã do mundo em Wembley em 1966 e já só acredita que o futebol pode mesmo voltar para casa.

Se na pop culture os ingleses são conhecidos pela discrição, a educação, a elegância e a etiqueta, a história muda um pouco de figura quando o contexto é um estádio de futebol, cerveja e claques adversárias. O fenómeno do hooliganismo nasceu e proliferou em Inglaterra e as autoridades russas estão particularmente preocupadas com o jogo desta quarta-feira, em Moscovo. O El Mundo desvenda que o principal receio está relacionado com um esquema informático que se tornou bastante popular nas redes sociais nos últimos dias: para conseguir um Fan ID do Mundial, que torna dispensável o processo de obtenção de um visto, só é necessária a introdução do código de barras de um bilhete para um dos jogos.

Ora, esses códigos de barras estão espalhados pelo Instagram, pelo Facebook e por outras redes sociais, onde milhares de pessoas um pouco por todo o mundo colocaram fotografias dos respetivos bilhetes para os jogos do Mundial. O intrincado sistema que os russos construíram para evitar a presença de pessoas indesejáveis nos estádios foi, portanto, quebrado.

A Croácia venceu a anfitriã Rússia nos quartos de final do Mundial e vai jogar com a Inglaterra em Moscovo

Mas esta não é a única facilidade que os ingleses estão a encontrar para assistir à meia-final frente à Croácia. A embaixada russa em Londres colocou em prática um serviço de obtenção de visto urgente que demora apenas um dia. As autoridades do país anfitrião garantem: “A segurança está garantida, não vão ser permitidas brigas”. A verdade é que 34.000 britânicos já compraram bilhetes para os jogos desde o início do Mundial: o décimo número mais elevado de todos os países que estiveram no Campeonato do Mundo e a claque mais numerosa entre as quatro seleções que chegaram às meias-finais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E se a preocupação é acrescida na Rússia, também o é em Espanha. Mais especificamente, em Benidorm. O delegado do Governo espanhol na comunidade de Valência anunciou que está previsto um reforço da segurança naquela região balnear durante e após o Croácia-Inglaterra desta quarta-feira.

As autoridades espanholas esperam que os ingleses que estão a passar férias nessa zona popular de Espanha se juntem nos bares, cafés e restaurantes para assistir à partida. Assim sendo, vários agentes de outras comunidades estão destacados em Benidorm para acautelar eventuais desacatos.

Do outro lado da meia-final, na Croácia, o ambiente é de festa. A cadeia de supermercados Spar foi a primeira a anunciar que vai fechar todas as lojas antes do horário estipulado para que todos os funcionários possam ver o jogo. Logo depois, a Konzum, a principal cadeia de hipermercados croata, fez saber exatamente o mesmo.

A decisão estendeu-se a vários restaurantes de Zagreb, enquanto que os ginásios e centros de fitness cancelaram os treinos e aulas que estavam marcados para a hora da meia-final. A companhia de teatro Histrion cancelou a apresentação que estava marcada para o centro da capital croata e uma companhia de seguros decidiu oferecer uma camisola oficial da seleção a todos os clientes que adivinhem o resultado do jogo. De acordo com o El Español, a venda de batatas fritas e salsichas disparou nos últimos dias, um pouco como costuma acontecer nos Estados Unidos em vésperas de Super Bowl.

Quer vença a Croácia, quer vença a Inglaterra, a festa já chegou a Londres e a Zagreb: esta quarta-feira, Modric e Lingard, Rakitic e Sterling, Mandzukic e Kane disputam o último lugar na final de Moscovo, onde os franceses os aguardam.