As bombas de extração montadas na gruta de Tham Luang para resgatar as 12 crianças e o treinador presos no interior de uma caverna falharam pouco depois das operações de socorro, desvenda o The Guardian. De acordo com três mergulhadores australianos, as equipas de voluntários estavam a um quilómetro e meio da entrada da gruta a retirar o material quando a principal bomba de extração — montada junto à câmara três, onde os mergulhadores tinham um campo-base — falhou. O nível da água subiu rapidamente a partir daí, obrigando a uma evacuação.

Os mergulhadores dizem que estavam na câmara três a recolher o material usado durante o resgate quando começaram a ouvir gritos e a ver muitas lanternas na entrada da gruta:

Os gritos começaram a chegar porque as bombas principais falharam e a água começou a subir. Todas essas luzes começaram a surgir à entrada e a água estava a entrar. Estava a subir visivelmente”, recordam.

Os cem voluntários no interior da gruta correram em direção à entrada, mas ainda demoraram uma hora a sair de lá. Foi nessa evacuação que os últimos três fuzileiros tailandeses e o médico australiano que acompanharam os rapazes e o treinador depois de terem sido encontrados conseguiram sair da gruta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Só na terceira câmara da gruta de Tham Luang há 46 quilos de material de mergulho e 20 toneladas de equipamentos como rádios, cilindros de ar , bombas de extração de água com tamanho industrial, botijas de oxigénio e de ar comprimido, material médico e comida. Esse material foi deixado nessa câmara porque era a única a que os mergulhadores tinham acesso facilitado: para passar para a quarta câmara, onde a equipa de futebol estava, teriam de passar todo esse material por uma abertura com menos de um metro. Para passarem para a caverna onde o grupo estava, os mergulhadores tinham de usar equipamentos menos sofisticados e montar as botijas de ar comprimido ao lado do corpo, em vez de ficarem nas costas.

Como os últimos 50 centímetros de uma corda salvaram os rapazes da gruta. Os detalhes de um resgate quase impossível