Há escolas que vão abrir portas à meia noite, sobretudo na região Norte, para que os alunos e familiares possam ter conhecimento das notas dos exames nacionais, bem como das provas de equivalência, avança o Jornal de Notícias.

Este ano, e de acordo com as indicações dadas pelo Ministério da Educação — que autoriza a divulgação das notas apenas no dia 12 de julho –, as portas voltam a abrir nos primeiros minutos de quinta-feira.

Já o ano passado aconteceu o mesmo e, de acordo Filinto Lima, membro da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, esta “é uma medida muito positiva no final de um ano letivo que foi e está a ser particularmente duro.” O responsável considera que é “um momento de convívio entre a comunidade escolar” e que este “reduz o sofrimento dos alunos e das famílias porque vão todos dormir muito mais descansados”.

“A indicação do Ministério da Educação é que as notas apenas sejam reveladas no dia 12 e as escolas não vão infringir nenhuma norma”, porém, prosseguiu, “umas vão mostrar as notas às 8 horas da manhã e outras às 00.01 horas”. Por exemplo, a Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, são duas das escolas que convidaram, através da internet, os alunos a conhecerem as notas dos exames esta noite, lê-se no mesmo jornal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR