Roger Federer foi esta quarta-feira eliminado nos quartos-de-final do torneio de ténis de Wimbledon. O suíço, atual número dois do mundo, perdeu com o sul-africano Kevin Anderson, oitavo da hierarquia, em 4h13 . Federer até ganhou os dois primeiros sets (6-2 e 7-6) e podia mesmo ter fechado o encontro no terceiro set, quando teve um match pointcom o marcador em 5-4. 

Não aproveitou e permitiu a recuperação de Kevin Anderson, que acabou por vencer esse parcial por 7-5. O quarto set ficou 6-4 a favor do sul-africano e o encontro seguiu para o decisivo quinto set. Aí, os dois tenistas tiveram uma verdadeira maratona. Tudo porque no último set dos torneios do Grand Slam à exceção do US Open (Wimbledon, Australian Open e Roland Garros) não há decisão do vencedor com recurso ao tie-break. Ou seja, chegados ao 6-6, os dois tenistas tiveram que continuar a jogar até um deles conseguir uma vantagem de dois jogos.

Federer e Anderson ganharam sistematicamente o seu jogo de serviço, não dando grandes hipóteses um ao outro. Mas tudo mudou quando estava 11-11. O sul-africano quebrou o serviço ao suíço para logo a seguir fechar o encontro em 13-11. Federer, que ainda não tinha cedido qualquer set na edição deste ano, perde assim a oportunidade de revalidar o título em Wimbledon.

Apesar do tempo que durou o último parcial, o recorde de encontro mais longo de sempre esteve (muito) longe de ser quebrado. Em 2010, Nicolas Mahut e John Isner encontraram-se na primeira ronda de Wimbledon. O jogo começou no dia 22 de junho e teve que ser interrompido duas vezes, terminado só no dia 24 (a duração total foi de 11h05 e o quinto parcial demorou 8h11). O vencedor foi Isner, que no decisivo set ganhou por 68-70

https://twitter.com/Wimbledon/status/1017082875362140164

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR