Estávamos em 1978 e a febre dos recordes de velocidade já estava a atingir proporções perigosas. O melhor valor alcançado por uma bicicleta pertencia a José Meiffret, que rodou a 205 km/h cerca de 10 anos antes. Para se bater com o recorde com um veículo a pedais, o ciclista franco-germânico Rude recorreu ao seu “meio” conterrâneo Henry Pescarolo, quatro vezes vencedor das míticas 24 Horas de Le Mans. E, para “puxar” aerodinamicamente pela bicicleta, a Porsche encarregou o Team Martini de preparar um dos seus 935 Turbo para ajudar na tarefa.

Para começar, é bom ter presente que não havia muitos veículos à época que superassem facilmente 240 km/h, pois à excepção de alguns Ferrari e Lamborghini, a oferta oscilava entre a pouca e a inexistente. Assim, a cedência do 935 Turbo, com 845 cv, garantia que a velocidade máxima nunca seria um problema. A pista escolhida para tentar o recorde foi a da VW, em Ehra-Lessien, mas a tarefa mais complicada seria a de Pescarolo, que teria de circular a mais de 200 km/h com uma bicicleta a centímetros do seu carro – havia mesmo um rolo livre para que o velocípede, caso tocasse no carro, a roda não bloqueasse e provocasse uma queda, o que àquela velocidade seria certamente dramático.

Preocupado em controlar a distância para Rude, que podia ver pelo vidro posterior do 935, facilitado pela estrutura aerodinâmica que o Team Martini concebeu, Pescarolo foi progressivamente ganhando velocidade, lentamente para Rude não descolar, e tudo estava a correr bem, até que aos 170 km/h o pneu traseiro rebentou, bloqueando a roda. Rude conseguiu evitar a queda, mas o seu amigo Henry – que em 1996 sofreria um acidente muito grave em Le Mans, que lhe deixou profundas marcas no rosto –, não sabia o que fazer quando o viu pelo espelho, a atravessar-se de um lado para o outro àquela velocidade. Porém, o piloto do 935 não podia acelerar e afastar-se, para dar mais margem de manobra a Rude, pois o “choque” da bicicleta com o ar a 170 km/h seria suficiente para o atirar ao chão. Lentamente conseguiram parar, em segurança. A segunda tentativa tentativa de bater o recorde também não teve sucesso e Rude acabaria por desistir. Mas fica para a história a tentativa, que pode ver aqui:

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