Há uma grande semelhança entre portugueses e franceses que não pode ser negada: encontra-se um em todo o lado. Em dia festa como é este domingo, depois da França ter conquistado o título de campeã do mundo frente à Croácia no Campeonato do Mundo, todos os adeptos franceses decidiram montar a festa mesmo quando não estavam em território nacional. Se os campos em redor da Torre Eiffel, as ruas vizinhas dos Campos Elísios ou o Stade de France foram invadidos por multidões ansiosas por ver o desfecho do Mundial de 2018, certo é que na Alemanha e até nos Estados Unidos houve quem não dispensasse a celebração. E os momentos de alegria foram captados em vídeo.

Fosse em clubes de futebol locais norte-americanos, em pequenos bares da Irlanda ou nas estradas da Alemanha, a festa que põe um ponto final ao Campeonato do Mundo fez-se de vermelho e azul e saltou além-fronteiras. Os momentos de alegria, seja pelos quatro golos franceses ou pelo derradeiro apito do árbitro, foram filmados e depois publicados nas redes sociais para ficarem ao alcance de toda a gente. Assim podemos espreitar como é que França faz a festa lá dentro ou cá fora.

Um drone filmou a festa em redor da Torre Eiffel, onde havia um ecrã gigante onde o jogo era transmitido, no momento em que a partida terminou e França se sagrou campeão do mundo de futebol.

A poucos quilómetros dali, mais uma enchente: os Campos Elísios receberam mais adeptos franceses que faziam a festa a cada golo dos gauleses. Estes foram encontrados numa rua estreita ali perto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Muita gente se concentrou também no Stade de France, onde se jogou a final do Euro 2016, para ver a partida nos ecrãs gigantes.

Bastou o apito final do árbitro para que Paris começasse a ser invadida por adeptos contentes com a vitória francesa. Houve buzinadelas e fumos vermelhos e azuis nas ruas da capital de França.

Em Dublin houve ainda uma lição de fair play, testemunhou este internauta. Enquanto os franceses celebravam num café chamado Temple Bar, os croatas juntaram-se à festa.

Ainda mais longe, no estado norte-americano do Colorado, os “Colorado Rapids” mostram como os adeptos franceses montaram a festa junto a um ecrã gigante posto na rua.

Na Alemanha também houve franceses que levaram a festa gaulesa além-fronteiras.

De regresso a França, esta internauta filmou e tirou fotografias aos adeptos que aproveitaram a folga de domingo para celebrar a conquista da seleção nacional de futebol.

Junto ao café Rum Runners em Saint-Jean-d’Angély, sudoeste da França, este foi ambiente durante o jogo.