O Governo da Nicarágua lançou esta terça-feira um forte ataque contra a comunidade indígena de Monimbó, um bairro a sul de Masaya, onde a oposição ao Presidente nicaraguense, Daniel Ortega é mais forte.

Integrantes do Movimento de 19 de Abril Masaya denunciaram que milhares de membros das “forças combinadas” (forças policiais e paramilitares) do Governo estabeleceram um cerco em torno de Masaya, a 29 quilómetros de Manágua, para impedir qualquer tipo de ajuda à população. O ataque começou às 6h locais (13h em Lisboa), segundo o jornal nicaraguense La Prensa.

“Orem por nós”, pediu o líder do movimento, Yubrank Suazo, nas redes sociais. “Estamos cercados”, partilhou outro membro da organização comunitária. “Eles estão a atacar Monimbó! As balas atingem a paróquia de Maria Madalena, onde o padre se refugiou”, escreveu na rede social Twitter o bispo auxiliar de Manágua, Silvio Baez, que pediu ao Presidente da Nicarágua para “impedir o massacre”.

A Nicarágua vive uma onda de violência e protestos contra o Governo de Daniel Ortega. Desde o passado mês de abril estima-se que já tenham morrido 350 pessoas. De acordo com o El Español, em Masaya, só no passado domingo, morreram sete civis e quatro polícias em confrontos entre forças do Governo e rebeldes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR