Chefs

The Presidential. O regresso do comboio do fine dining com estreias e talento jovem

262

A "Harvest Edition 2018" está a começar e já foram divulgados os protagonistas destas viagens singulares onde a beleza do Douro se funde com a qualidade gastronómica dos chefs portugueses (e não só).

O comboio presidencial a "descansar" no apeadeiro do Pocinho, no Douro

Diogo Lopes/Observador

Comece já a pensar em fazer o passe porque a nova temporada do comboio The Presidential está aí a chegar — e já se sabe quem vão ser os “maquinistas” de serviço na Harvest Edition 2018.

O fenómeno do comboio presidencial que já foi considerado pela Beaworld como o melhor evento público do mundo em 2017 regressa assim para a a sua quinta edição e mantém-se fiel ao registo de apostar no melhor que se faz nas cozinhas portuguesas de vanguarda. Os fins-de-semana de 29 e 30 de setembro, assim como todos os outros do mês de outubro, foram as datas escolhidas para tirar pó aos históricos vagões e locomotiva que fazem sempre o percurso que liga a Estação de São Bento, no Porto, com a Quinta do Vesúvio, no coração do Douro.

No total, o cartaz conta com muitas estreias, um total de três estrelas Michelin e — a grande novidade — com a primeira mulher ao comando da cozinha. O primeiro maquinista gastronómico (29 e 30 de setembro) será o chef Miguel Laffan, responsável pelo estrelado L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, que há pouco tempo regressou ao “seu Cascais” ao assumir a cozinha do Atlântico, restaurante do hotel Intercontinental. Uma semana depois, a 6 e 7 de outubro, assume os comandos o francês Vincent Farges, chef do novíssimo Epur, em Lisboa, que durante vários anos esteve à frente da Fortaleza do Guincho. O chef Tiago Bonito terá de fazer uma viagem mais curta que os seus companheiros — é o responsável pelo Largo do Paço, em Amarante, com uma estrela Michelin — quando subir a bordo nos dias 13 e 14 de outubro, uma semana antes do dia das “rising stars” Ana Moura e Manuel Maldonado (cozinham a quatro mãos nos dias 20 e 21 de outubro). O encerramento da temporada, a 27 e 28, fica a cargo de um repetente, o chef do Vista, João Oliveira. O cozinheiro vem de Portimão e traz consigo a técnica e conhecimento de trabalhar a sustentabilidade marítima. Recorde que há um ano Oliveira co-protagonizou o primeiro dia “Rising Stars” em conjunto com Vasco Coelho Santos (que entretanto também já se estreou a título próprio no comboio).

Das edições anteriores mantêm-se as parcerias com os vinhos da Niepoort, por exemplo, assim como a dos sabonetes Castelbel, das loiças da Vista Alegre e das cozinhas Küpperbush. Em relação a preços, convém sublinhar que o pacote de um dia (incluí o a viagem de ida-e-volta, o almoço e um lanche reforçado, no regresso) continua a custar 500€ por pessoa. Se estiver interessado em participar nesta experiência comece já a tratar das reservas e a escolher a sua melhor farpela — os lugares desaparecem rápido.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)