Um homem feriu pelo menos 10 pessoas à facada, duas estão em estado grave, esta sexta-feira num autocarro em Lübeck, no norte da Alemanha, avançou a polícia local, revendo em baixa o número de feridos.

Segundo as autoridades, o atacante é um homem de 34 anos nascido no Irão, mas tem cidadania alemã e reside na cidade de Lübeck há vários anos. A polícia afirma que não há sinais de radicalização ou ligações terroristas. O suspeito foi detido e será presente a tribunal este sábado.

Em comunicado oficial, a polícia afirma que a contagem oficial de feridos é de 10 pessoas e avança que uma pessoa ficou ferida com gravidade e não há registo de vítimas mortais. As autoridades revêm assim em baixa o número de feridos, tendo a Reuters inicialmente avançado que 14 dos passageiros ficaram feridos. As vítimas foram levadas para o hospital local para receber tratamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na conta oficial do Twitter, a polícia informa ainda que vários passageiros e testemunhas abandonaram o local sem prestar depoimentos e pede para que estes entrem em contacto com as autoridades.

O incidente ocorreu às 13h47 num autocarro da linha 30 no bairro de Kücknitz.

Segundo testemunhas citadas pelo órgão local, o homem estaria a utilizar uma mochila que deitava fumo, que terá abandonado dentro do autocarro fugindo de seguida. “Os passageiros saíram do autocarro e começaram a gritar, foi terrível, e os feridos foram levados”, disse uma testemunha ao LN, acrescentando que o autocarro se dirigia para Travemünde.

O suspeito foi detido pela polícia, que confirmou que o sujeito deixou uma mochila que emitia fumo. A mochila não continha nenhum engenho explosivo, apenas um “acelerador de fogo”.

As testemunhas dizem ainda que o suspeito atacou indiscriminadamente os passageiros, tendo o motorista aberto as portas do autocarro para as pessoas conseguirem fugir.

As autoridades confirmaram através das redes sociais uma operação em larga escala a decorrer na cidade. “Estamos a examinar a situação e em breve daremos novas informações”, acrescentaram. Sobre as causas que motivaram o ataque, o procurador estatal, Ulla Hingst, disse ao LN que “nada pode ser excluído por agora, incluindo um cenário de terrorismo”.

Os meios de comunicação locais avançaram que o presidente da Câmara de Lübeck esteve no local e o ministro do Interior, Hans-Joachim Grothe, cancelou os seus compromissos para se dirigir à cidade.

A polícia anunciou no Twitter que a rua já foi reaberta e a circulação normalizada.