Pelo menos 13 pessoas morreram e sete foram hospitalizadas após um barco turístico se ter virado e afundado num lago no sul do estado norte-americano do Missouri. Há quatro pessoas que ainda estão desaparecidas segundo o órgão de comunicação KY3. A tempestade que se fez sentir na região com trovoadas e ventos de quase 100 quilómetros por hora podem ter estado na origem do acidente, refere o jornal norte-americano The New York Times.

Uma testemunha nas margens do lago captou o momento, em vídeo, dos barcos a tentarem a regressar à costa.

O acidente terá acontecido por volta das 19 horas de quinta-feira (1 hora de dia 20 em Lisboa) no lago Table Rock, na cidade de Branson (Estados Unidos). Quando a tempestade se iniciou, os dois barcos anfíbios (que andam tanto na água como em terra) que se encontravam no lago terão tentado voltar a terra, mas só um conseguiu fazê-lo. O barco que virou levaria 31 pessoas a bordo. Os mortos tinham entre um e 70 anos, segundo fontes oficiais citadas pelo KY3. Dos sete feridos encaminhados para o hospital, dois deles estavam em estado grave e três eram crinças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No vídeo da Associated Press é possível ouvir o testemunho de uma das pessoas que seguia no outro barco e ver as buscas no lago. No momento da reportagem, o xerife Doug Rader ainda só podia confirmar oito mortos.

O barco turístico, da empresa Ride the Ducks, teria coletes salva-vidas a bordo, mas o xerife Doug Rader, do município de Stone, não consegue confirmar se as pessoas o estariam a usar durante a viagem ou no momento do acidente. Becca Blackstone, gerente de um Irish pub em Branson, contactada pelo The New York Times, disse que já tinha feito este tipo de viagens e que nunca lhe tinha sido indicado — a si ou aos restantes turistas — que usassem os coletes.

Becca Blackstone surpreende-se ainda que os barcos tenham saído para o lago sabendo que podia haver uma tempestade nesse dia. Steve Lindenberg, meteorologista gabinete de Springfield do Serviço Nacional de Meteorologia, disse as trovoadas que caíram sobre a região produziram ventos de até 120 quilómetros por hora, derrubando árvores e postes elétricos. O aeroporto de Branson registou ventos de mais de 100 quilómetros por hora às 18h55 (hora local), confirmou o meteorologista ao The New York Times.

“Ventos constantes de mais de 64 quilómetros por hora, relâmpagos, chuva moderada e baixa visibilidade — tão pouco como 32 quilómetros — pode ter contribuído para este acidente”, disse Jonathan Belles, meteorologista no The Weather Channel.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (National Transportation Safety Board) norte-americano disse que iria investigar o acidente, que não é o primeiro caso que envolve vários mortos entre os passageiros de barcos anfíbios. Em 1999, 13 pessoas morreram afogadas depois de um barco se ter afundado num lago no Arkansas. Em 2010, a colisão de uma barcaça com um barco anfíbio no rio Delaware fez com que 37 caíssem na água, tendo-se registado dois mortos.

Atualizado às 16h20 com o número de pessoas ainda desaparecidas.