O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira impor taxas aduaneiras sobre todas as importações chinesas, se tal for necessário.

Estou disposto a ir até 500″, afirmou Trump numa entrevista transmitida esta sexta-feira pela estação televisiva CNBC, em referência à totalidade das importações norte-americanas oriundas do país asiático no ano passado, cerca de 500 mil milhões de dólares (420 mil milhões de euros).

Este mês, a administração de Trump já tinha imposto taxas alfandegárias de 25% sobre 34 mil milhões de dólares (29 mil milhões de euros) de importações chinesas, contra o que considera serem “táticas predatórias” por parte de Pequim, que visam o desenvolvimento do seu setor tecnológico.

Não o faço por razões políticas, mas porque é o melhor para os Estados Unidos”, disse Trump, acrescentando que a China anda a enganar o país há muito tempo.

O yuan, a moeda chinesa, tem desvalorizado continuamente, refletindo o nervosismo dos investidores, face às disputas comerciais entre Pequim e Washington.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR