Quantas vezes levou a sua máquina fotográfica numa viagem e acabou por usar mais vezes o telemóvel que a dita cuja? Muitas, provavelmente. Com o evoluir da tecnologia, os smartphones vêm equipados com mais e melhores lentes — e aplicações para o ajudar a fotografar como um profissional sem ter de trazer às costas quilos de equipamento. A portabilidade e simplicidade ajudam ainda mais a favorecer a utilização de uma geringonça em vez da outra.

Foi com tudo isto em conta que em 2008 Kenan Aktulun, decidiu criar os iPhone Photography Awards, galardão que pretende distinguir as melhores fotografias, ano a ano, tiradas com o telemóvel criado por Steve Jobs.

Hoje, os IPPA Awards já vão na sua 11.ª edição e os vencedores deste ano já foram anunciados. De entre as inúmeras fotos enviadas por milhares de pessoas (paga-se para propor fotos a concurso) — nesse universo estão representadas cerca de 140 nacionalidades –, 12 foram tidas como as grandes vencedoras, dentro de 18 categorias (Abstrato, Animais, Arquitectura, Crianças, Flores, Paisagens, Lifestyle, natureza, Notícias e Eventos, Panorama, Pessoas, Retrato, Séries — de três –, Natureza Morta, Pôr-do-Sol, Viagens, Árvores, Outros). Veja-as na fotogaleria.