Toyota

Quer energia à borla? Então pedale, diz a Toyota

140

A Toyota sempre apostou nos híbridos e os eléctricos a bateria nunca foram o seu forte. Agora, que parece não ter alternativa, surge com novas ideias. Como esta, de carregar as baterias a pedal.

O mundo das patentes é uma interminável fonte de informações. A Toyota Engineering & Manufacturing North America (TEMA), por exemplo, registou uma patente que permite aos passageiros recarregar a bateria do seu veículo eléctrico sem necessidade de o ligar à corrente e até sem despender um cêntimo.

Se esta ideia lhe parece demasiado boa, é porque verdadeiramente é. E como não há almoços grátis, o fabricante japonês tem necessariamente de ter uma carta da manga. Neste caso, a cartada está no pé, ou melhor nos pés, pois o projecto da Toyota passa pelo condutor e respectivos passageiros pedalarem para meterem mais uns quilowatts no acumulador do carro.

O sistema é pressuposto funcionar em veículos autónomos, daqueles que no futuro se vão poder chamar através de uma app, para nos transportar do ponto A ao ponto B. É claro que, apesar de não existir condutor a bordo, a simples deslocação, além do custo associado ao veículo e ao serviço, tem ainda que suportar o custo da energia, pois ninguém está a pensar oferecer este serviço de boleias (hailing) em carros com motores a combustão.

Para reduzir a factura ou para, pelo menos, retirar os custos relativos à energia, a Toyota pensa dar aos clientes a possibilidade de pedalarem furiosamente, em vez de pagar os kWh inerentes à sua deslocação.

Para tal, e a fazer fé no desenho associado à patente da Toyota, o veículo está concebido para transportar quatro indivíduos, e todos têm à frente do seu assento uns pedais. Deduzimos que, para quem quiser pedalar, haverá um sistema para determinar a quantidade de energia fornecida e deduzi-la à factura. Será boa ideia? A Toyota crê que sim, pois aparentemente está convencida que há clientes para esta mistura de serviço de transporte e ginásio, num sistema de dois-em-um em que se poupa no transporte e na mensalidade do ginásio.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
África do sul

África do Sul – Que Futuro?

Jaime Nogueira Pinto

Em vésperas de eleições, a República da África do Sul vive dias instáveis, entre a democracia e a cleptocracia. E radicalização de um ANC em quebra eleitoral pode por em causa os equilíbrios do regime

Governo

A famiglia não se escolhe? /premium

Alberto Gonçalves
364

Se ainda não se restringiu o executivo aos parentes consanguíneos ou afins do dr. Costa, eventualidade que defenderia com empenho, a verdade é que se realizaram amplos progressos na área do nepotismo

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)