Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) concluiu que o ozono pode estar a provocar danos nas vinhas da região demarcada do Douro, diminuindo o seu rendimento e qualidade, revelou esta quarta-feira fonte académica.

Este é o principal resultado do projeto “Dourozone” que avaliou, pela primeira vez, o efeito da exposição da vinha duriense ao ozono, em clima presente e em cenários de alteração climática. A campanha de monitorização realizada no decorrer do projeto permitiu confirmar que a exposição aos atuais níveis de ozono pode causar danos na vinha.

Para o clima presente, os resultados da modelação do ozono, assim como os valores medidos no decorrer da campanha experimental, indicam que os elevados níveis de ozono na região podem levar a uma perda de produtividade média de cerca de 30%, se a exposição aos valores registados ocorrerem de forma recorrente durante três anos consecutivos.

O estudo também analisou os efeitos do ozono em cenários de clima futuro, tendo concluído que haverá um aumento do “stress hídrico” da videira e uma diminuição da qualidade, devido à redução da precipitação e às noites mais quentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os investigadores referem que os efeitos do ozono na vinha duriense em cenário de alteração climática poderão diminuir ligeiramente, caso haja uma redução relevante de emissões de gases para a atmosfera.

No entanto, realçam que os valores de exposição acumulada continuarão a exceder o valor alvo para a proteção da vegetação, estabelecido pela Diretiva Quadro da Qualidade do Ar.

O projeto “Dourozone”, que terminou no passado mês de junho, foi realizado pelo Centro de Estudos do Ambiente do Mar (CESAM), laboratório associado da UA, com a coordenação do Departamento de Ambiente e Ordenamento e a participação do Departamento de Física, ambos da UA, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança.

Os responsáveis pelo projeto pretendem que esta investigação e colaboração não terminem aqui, estando já a estudar os próximos passos de modo a “aprofundar a relação dose-resposta” para a vinha em Portugal.