É a primeira digressão mista da história do FC Barcelona e já há uma polémica em torno dela. As equipas masculina e feminina de futebol dividiram esta quarta-feira o mesmo voo para Portland, nos Estados Unidos, para disputarem a International Champions Cup. As fotografias e vídeos publicados nas redes sociais mostram que a equipa masculina viajou em primeira classe, com assentos espaçosos para as mais de 12 horas de viagem, enquanto a equipa feminina ficou na classe económica. Rapidamente alguns adeptos pediram explicações sobre a desigualdade.

Segundo o jornal As, o Barcelona argumentou que o estágio da equipa feminina, orientada por Fran Sánchez, foi marcado mais tarde e que não havia lugares suficientes para todas as jogadoras na classe executiva, acrescentando que foram reservados três assentos para cada uma, para que pudessem viajar com mais conforto. Garantiu ainda que o custo destes três assentos em turística para elas equivalia ao preço de um lugar em executiva para eles.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A avançada Alexia Putellas já reagiu à polémica e tentou esclarecer a situação: “Nós somos umas sortudas. Não é preciso que digam isto cem vezes, todos sabem perfeitamente que o Barça está a apostar nas mulheres, mas é um tópico que continua progressivamente. Não se pode passar de zero a cem e temos sorte, considerando como é o futebol feminino em Espanha”. “Até há pouco tempo costumávamos fazer longas viagens de autocarro, e isso sim é que era complicado”, acrescentou.

As equipas ficam em Los Angeles até domingo, sendo que a equipa feminina parte depois para Barcelona enquanto a equipa masculina, treinada por Ernesto Valverde, viaja para Dallas e São Francisco para jogar contra a Roma e o AC Milan, respetivamente.