O embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Soares, manifestou esta terça-feira o desejo do seu país em incrementar a cooperação bilateral na área da defesa e manutenção de paz, assinalando os laços históricos entre os dois países.

“Brasil está pronto a colaborar com Moçambique na área da defesa e questões de paz”, declarou Rodrigo Soares, falando aos jornalistas, à margem do Seminário Estratégico na Área da Defesa, que juntou peritos militares dos países, no município da Matola, arredores de Maputo.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/economia-de-mocambique/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”338″ slug=”economia-de-mocambique” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/economia-de-mocambique/thumbnail?version=1527504650875&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

O Brasil, prosseguiu, vai responder positivamente a qualquer solicitação das autoridades moçambicanas para que se incremente a cooperação na área da defesa.

Temos aqui instrutores brasileiros que estão a dar a sua contribuição na formação de quadros militares moçambicanos na Força Área, Marinha e Exército”, acrescentou o embaixador brasileiro em Maputo.

Rodrigo Soares ressaltou, contudo, que a prioridade na cooperação com Moçambique é dedicada ao domínio do desenvolvimento económico e social pelo impacto que gera na redução da pobreza. “A nossa contribuição maior vai para as áreas que impulsionam o desenvolvimento económico e social”, assinalou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR