A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde deteve um homem suspeito de ter ateado o fogo que provocou o incêndio de grandes proporções no Planalto Leste, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, anunciou aquela força policial. Em comunicado, a polícia científica cabo-verdiana informou que deteve, fora de flagrante delito, no Porto Novo, um homem de 29 anos, natural de Água das Caldeiras, suspeito de ser o autor de um crime de incêndio (fogo posto), ocorrido na madrugada de sexta-feira, na localidade do Planalto Leste, Santo Antão.

A PJ indicou que a detenção aconteceu após várias diligências para apurar os factos, tendo determinado o provável ponto de ignição do incêndio e um número restrito de presumíveis suspeitos. Na sequência dessas diligências, acrescentou a PJ, um indivíduo procurou as autoridades policiais na segunda-feira, acabando por ser detido após confirmação de que se tratava de um dos principais suspeitos identificados.

O homem será presente ainda esta terça-feira em Tribunal para primeiro interrogatório judicial. O fogo no Planalto Leste, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, começou na madrugada de sexta-feira e foi controlado no dia seguinte, após consumir cerca de 200 hectares de floresta, correspondente a cerca de 200 campos de futebol, e 13% do total da floresta que é considerada o “pulmão” daquela ilha.

As chamas não chegaram a atingir habitações, mas por medida de precaução alguns moradores foram aconselhados a saírem das suas casas. O incêndio, o terceiro e mais grave que se registou na ilha este ano, foi combatido por bombeiros e elementos das Forças Armadas, assim como da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, estará durante esta terça-feira no Planalto Leste, para visita as zonas atingidas pelo incêndio. Pelo local já passaram também os ministros da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e da Administração Interna, Paulo Rocha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR