O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,6% em julho face ao mesmo mês de 2017, contra uma variação de 1,5% em junho, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta terça-feira. Em relação à variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) o INE refere que esta é de 1,0% em julho, o mesmo valor observado em junho. O INE também anunciou que o índice relativo aos produtos energéticos terá acelerado, estimando-se uma taxa de variação homóloga de 7,8% em julho.

A variação mensal estimada do IPC é -0,6% em julho, depois de em junho, o valor apurado ter sido de 0,1% e em julho de 2017 -0,7%, e a variação média dos últimos doze meses foi de 1,1%, o mesmo valor registado no mês precedente.

Em relação ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, a estimativa do INE aponta para uma variação homóloga de 2,2%, contra um valor observado em junho, de 2%. Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho serão publicados no próximo dia 10 de agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR