Treze distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até quinta-feira à tarde em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

O aviso laranja devido ao calor abrange os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, entre as 10h59 de quarta-feira e as 16h59 de quinta-feira. Para os distritos de Santarém, Lisboa, Coimbra e Leiria o aviso laranja começa mais tarde, a partir das 23h59 de quarta-feira, mas termina à mesma hora.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acionou ainda o alerta amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Faro, Viana do Castelo e Aveiro. Em Viseu e Faro o aviso amarelo arranca pelas 09h59 de quarta-feira e termina pelas 16h59 de quinta-feira, mas nos restantes distritos apenas está ativo a partir das 23h59 de quarta-feira.

Estes avisos surgem numa semana para a qual o IPMA já tinha previsto uma subida da temperatura máxima, que começou já na segunda-feira e que esta terça-feira leva os termómetros a subirem acima dos 30 graus em Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e Santarém.