A funcionalidade já tinha sido anunciada no início de maio, mas (finalmente) já se pode fazer videochamadas com até quatro pessoas em simultâneo através da aplicação para smartphones WhatsApp. A nova opção está disponível tanto para o sistema operativo móvel Android (da Google), como para o iOS (da Apple).

O anúncio das videochamadas para WhatsApp foi feito em maio, durante F8, o evento anual do Facebook para programadores (que detém a aplicação). Depois de a aplicação passar a ter a opção de videochamadas entre dois utilizadores, em novembro de 2016, esta funcionalidade alargada para até quatro pessoas era um dos pedidos mais feitos à empresa para futuras atualizações. Outras aplicações concorrentes, como o Skype, da Microsoft, já permitem a mesma opção há mais tempo.

F8: Como o Facebook quer recuperar do escândalo da Cambridge Analytica

Como fazer videochamadas no WhatsApp?

Como o Observador testou, se tem WhatsApp e quer fazer uma chamada de grupo em vídeo, inicie a uma videochamada com um utilizador e, depois de este atender, no topo superior esquerdo pode adicionar até mais três utilizadores. Sempre que alguém for adicionado, o ecrã é dividido para que possa ver todos os participantes na chamada. No final, não se esqueça de desligar a chamada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR