A produção industrial do Brasil cresceu 13,1% de maio para junho, superando a queda de 11% registada no mês anterior, informou esta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo aquele organismo de pesquisas, este foi o maior aumento para o mês na série histórica iniciada em 2002.

Na comparação com junho de 2017, a indústria brasileira cresceu 3,5%, após ter recuado 6,6% no mês anterior, quando foram interrompidos 12 meses consecutivos de taxas positivas.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/economia-do-brasil/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”403″ slug=”economia-do-brasil” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/economia-do-brasil/thumbnail?version=1528193372823&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

A queda do setor em maio foi consequência de uma greve de camionistas que paralisou o Brasil por 11 dias e causou uma escassez de combustível, alimentos e insumos para a produção industrial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar da queda registada em maio, os índices de produção da indústria brasileira foram positivos no fecho do segundo trimestre de 2018, com um crescimento de 1,7%. No acumulado do ano, este crescimento soma 2,3%.

Segundo o IBGE, o desempenho da produção da indústria, que nos últimos 12 meses acumula um crescimento de 3,2%, representa um “ligeiro ganho de intensidade”, após desacelerar em maio. Com o resultado de junho, o nível de produção industrial no país voltou a patamar próximo ao de dezembro do ano passado.

A economia do Brasil, a maior da América Latina, sofreu uma profunda recessão em 2015 e 2016, mas começou a recuperar-se no ano passado quando cresceu 1%. Em 2018, o Governo brasileiro estima oficialmente que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve avançar 1,6%.