Astronomia

Astrónomos descobrem estrela gigante rica em lítio, elemento associado ao Big Bang

Segundo a equipa dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China, a estrela gigante tem 3.000 vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4.500 anos-luz da Terra.

T. PYLE / HANDOUT/EPA

Autor
  • Agência Lusa

Um grupo de astrónomos chineses descobriu uma estrela gigante rica em lítio, um dos elementos químicos considerados presentes no Big Bang, momento que corresponde ao início do Universo, divulgou esta segunda-feira a revista científica Nature Astronomy.

Segundo a equipa dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China, a estrela, designada gigante por ter uma luminosidade entre dez e mil vezes mais intensa que a do Sol, tem 3.000 vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4.500 anos-luz da Terra.

O lítio é considerado um dos três elementos químicos sintetizados no Big Bang, juntamente com o hélio e o hidrogénio. A abundância dos três elementos é entendida pela comunidade científica como a prova mais forte da teoria do Big Bang, que defende que o Universo nasceu de um único ponto contido no espaço e que depois se expandiu. O Universo tem cerca de 14 mil milhões de anos.

A descoberta foi feita através do Telescópio Espectroscópico de Fibra Grande Objeto (LAMOST), que permite observadr cerca de 4.000 corpos celestiais de uma só vez e deu uma grande contribuição para o estudo.

Elogio da Água

Carlos Lemos

Esta água é a mesma que vem das chuvas: a água que cria, que revitaliza, que regenera. Imagem perfeita do devir e do retorno, a água retoma o seu ciclo, na viagem que empreende entre o Céu e a Terra.

Elogio da Água

Carlos Lemos

A Parábola, a Pintura e o Pródigo

Filipe Samuel Nunes

O Filho Pródigo de Rembrandt alerta que a diferença masculino/feminino é essencial no quotidiano. E que os desdobramentos desta complementaridade nos comportamentos são absolutamente desejáveis.

PSD

Um eleitor de direita em 2019 /premium

João Marques de Almeida

Rui Rio comete um erro enorme: pretende impor uma pureza ideológica que o PSD nunca teve. Não há qualquer problema no PSD ser também social democrata. O problema é o PSD ser apenas social democrata.