Madeira

Confirmado caso de sarampo de portuguesa residente no Reino Unido em visita à Madeira

O Instituto de Saúde da Madeira destaca que se trata de um caso importado e que se realizou uma reunião com o Serviço Regional de Saúde para "análise e avaliação da situação atual".

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Instituto de Saúde da Madeira (IASAUDE) confirmou esta quinta-feira um caso de sarampo notificado na quarta-feira, de uma portuguesa de 45 anos residente no Reino Unido que está internada com um quadro clínico “estável”.

O IASAUDE destaca que se trata de um caso importado e que se realizou uma reunião com o Serviço Regional de Saúde (SESARAM) para “análise e avaliação da situação atual”.

Informação divulgada pelo instituto refere também que o SESARAM, “em articulação com as autoridades de saúde, procedeu à identificação dos contactos” da doente, estando a ser “implementadas as medidas necessárias, de acordo com as normas e orientações da Direção-geral de Saúde”.

Na Madeira a cobertura vacinal do sarampo é “muito elevada”, entre os 97 e os 99 por cento, recorda o IASAUDE, apontando que a vacina contra esta doença é gratuita em todos os centros de saúde da região.

O presidente do IASAUDE, Herberto Jesus, mencionou que o último caso de sarampo registado na Madeira foi o de uma turista alemã, em 2013.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Venezuela

Um objeto imóvel encontra uma força imparável

António Pinto de Mesquita

Num dos restaurantes mais trendy de Madrid ouve-se o ranger de um Ferrari que para à porta. Dele sai um rapaz novo, vestido com a última moda. Pergunta-se quem é. “É filho de um general venezuelano”.

Enfermeiros

Elogio da Enfermagem

Luís Coelho

Muitos pensam que um enfermeiro não passa de um "pseudo-médico" frustrado. Tomara que as "frustrações" fossem assim, deste modo de dar o corpo ao manifesto para que o corpo do "outro" possa prevalecer

Poupança

O capital liberta

André Abrantes Amaral

É do ataque constante ao capital que advêm as empresas descapitalizadas, as famílias endividadas e um Estado sujeito a três resgates internacionais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)