A lista “Feitos de Honra – Leais ao Sporting”, liderada pelo antigo presidente do clube Bruno de Carvalho, foi esta sexta-feira formalmente rejeitada das próximas eleições de 8 de setembro mas nem por isso os planos da candidatura mudaram e a comitiva seguiu esta manhã para o Alentejo, onde tem previstas paragens em alguns Núcleos leoninos na região. No entanto, e como o próprio revelou através do Facebook, houve já uma paragem prevista que foi cancelada por motivos de segurança.

Sporting impede lista de Bruno de Carvalho de ir a eleições. “Não vivi a PIDE mas não foi pior do que Marta Soares”, diz ex-líder

De acordo com o líder destituído na passada Assembleia Geral de 23 de junho, que foi posteriormente suspenso por um ano de sócio pela Comissão de Fiscalização do clube, houve “ameaças reais” que provocaram esse cancelamento em Reguengos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É absolutamente seguro que não pode ser candidato nem integrar qualquer lista”: a carta que afasta BdC das eleições do Sporting

“A caminho de Campo Maior chegou-me a informação que Reguengos decidiu cancelar a visita por ameaças reais de pessoas que disseram que iriam levar caçadeiras para nos receber. Ficam para mim três notas: 1) Nem sempre fomos, nem sempre seremos um país de brandos costumes; 2) Um forte sentimento de apreço a todas as leoas e leões de Reguengos que não se reveem nestes, poucos mas perigosos, seres cujo lugar seria na cadeia; 3) A coincidência de isto se passar numa terra que em termos familiares, até à pouco tempo, havia ligação. Coincidências tristes da vida…”, escreveu.

António Polido, presidente do Núcleos do Sporting de Reguengos de Monsaraz, confirmou também a informação. “O cancelamento partiu das duas partes. Considerámos que não estavam reunidas as condições por causa de vários tipos de ameaças, que são públicas. Estão na nossa página no Facebook. Também houve conversas do mesmo teor com pessoas do Núcleo”, destacou em declarações ao jornal Record.

Apesar do imprevisto, Bruno de Carvalho passará todo o dia no Alentejo: começa o dia com uma visita ao Núcleo de Campo Maior seguida de um almoço convívio com adeptos leoninos; fará depois uma sessão de esclarecimento como Núcleo do Redondo; salta depois a paragem por Reguengos de Monsaraz; e termina com um jantar/sessão de esclarecimento em Beja. Amanhã, domingo, dia em que o Sporting fará a estreia na Primeira Liga em Moreira de Cónegos, o antigo líder tem também passagens marcadas por Portel, Évora, Montemor-o-Novo (onde deverá assistir à partida) e Vendas Novas.

Fim de linha para Bruno de Carvalho: Henrique Monteiro defende que ex-líder não pode sequer assinar listas

De referir que, na última passagem por um Núcleo, no Cacém, na noite da passada quinta-feira, Bruno de Carvalho tinha admitido aos presentes a possibilidade de haver essa rejeição do seu nome pela Mesa da Assembleia Geral (e não de toda a lista, como acabou por acontecer) mas mostrou-se confiante que, seja através de uma Assembleia Geral Extraordinária, seja pelas várias providências cautelares que têm sido interpostas, ainda conseguirá marcar presença no próximo sufrágio eleitoral.

Lista de Bruno de Carvalho vai de novo a Alvalade esta tarde para entregar pedido de AG Extraordinária