Um quadro comprado por 165 mil libras (cerca de 184 mil euros), que se pensava ter sido pintado pelo artista britânico Sir William Nicholson, poderá não ter qualquer valor, depois de um perito ter levantado dúvidas sobre a sua autenticidade.

O quadro em questão não tinha sido incluído na lista de trabalhos conhecidos do artista, mas houve peritos a afirmar que a obra era autêntica. A proprietária, Fiona Bruce, que afirmou à BBC que “não tinha qualquer dúvida” da sua autenticidade, ficou “chocada” quando as primeiras dúvidas apareceram.

A peça que representa um jarro de vidro e duas peras foi examinada no programa “Fake or Fortune” da BBC, um programa dedicado a examinar obras de arte e descobrir quem as pintou. Neste caso, os peritos foram inconclusivos, afirmando não existirem provas suficientes para determinar quem foi o autor da obra.

Apesar da confirmação de um especialista em caligrafia que afirmou com “100% de certeza” que a escrita na parte de trás pertencia ao pintor e de alguns pigmentos encontrados no quadro serem muito semelhantes a um quadro de Nicholson que está no Canadá, isso não foi suficiente para Patricia Reed. Esta especialista afirmou “não existir uma prova direta de que ele é o autor deste quadro”. Reed afirmou que algumas das telas usadas por Nicholson eram reutilizadas por aspirantes a pintor que passavam pelo seu estúdio.

O grupo, conhecido como “Sunday painters”, a que Winston Churchill pertenceu, poderá estar na origem deste quadro, afirma Patricia Reed.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR