O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta terça-feira o aviso amarelo do grupo ocidental ao grupo central dos Açores, devido à previsão de precipitação forte e trovoada.

O aviso amarelo para o grupo ocidental, lançado na segunda-feira, foi prolongado para esta terça-feira e foi emitido também para o grupo central, afetando no total sete ilhas do arquipélago dos Açores – Corvo e Flores no grupo ocidental, e Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa no grupo central. Em causa está a previsão de aguaceiros pontualmente fortes e trovoada no período entre as 08h00 e as 18h00.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores deixa algumas recomendações de segurança para a população, que deve manter os sistemas de drenagem limpos, evitar a circulação rodoviária e ter atenção aos locais não pavimentados, onde a erosão dos solos causada pela chuva pode levar à queda de muros, taludes ou postes.

A população deve ficar atenta às informações e indicações da Proteção Civil e forças de segurança. O aviso amarelo é emitido quando se considera haver uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR