Ciclismo

Ciclista Fabián Puerta, campeão do mundo de keirin, suspenso por doping

O colombiano Fabián Puerta, campeão mundial de keirin, foi suspenso preventivamente pela União Ciclista Internacional, na sequência de um controlo positivo a uma amostra recolhida em 11 de junho.

ERNESTO GUZMAN JR/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O colombiano Fabián Puerta, campeão mundial de keirin, foi suspenso preventivamente pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência de um controlo positivo a uma amostra recolhida em 11 de junho, anunciou esta terça-feira o organismo.

Puerta, de 27 anos, conquistou o título mundial em março último, depois de ter sido campeão pan-americano sete vezes consecutivas de 2011 a 2017 e medalha de prata nos Mundiais de 2014 e 2017. O colombiano acusou o uso de boldenona, um esteroide anabolizante endógeno incluído na lista de substâncias proibidas.

A UCI diz que não vai fazer mais nenhum comentário sobre o assunto, acrescentando apenas que Puerta tem direito a solicitar a realização da contra-análise à amostra B (recolhida na mesma altura). Fabián Puerta é o atual campeão mundial de keirin, uma das várias disciplinas olímpicas do ciclismo de pista, que consiste em oito voltas à pista de 250 metros, pedalando, inicialmente, atrás de uma bicicleta motorizada até que os ciclistas cheguem aos 45km/hora.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Cogitações sobre a remodelação /premium

Maria João Marques

Costa promoveu pessoas com pouquíssima experiência profissional fora da vida política. É dos piores indicadores para qualquer político. Viver sempre na bolha dos partidos é péssimo cartão de visita.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)