Pelo menos 527 pessoas morreram vítimas de atropelamentos nas estradas de Angola no primeiro semestre de 2018, indicou esta quarta-feira a polícia angolana, adiantando que as estradas do país registam uma média diária de 10 atropelamentos e três mortes.

A informação foi transmitida pelo porta-voz da Direção Nacional de Viação e Trânsito de Angola, Angelino Sarrote, assinalando igualmente que, no período em referência, a corporação registou um total de 1.751 atropelamentos.

O oficial da polícia angolana apontou a “negligência de peões e automobilistas” como a causa dos atropelamentos.

“Durante o primeiro semestre deste ano tivemos um total de 1.751 atropelamentos, à razão de 10 por dia, que vitimaram 527 pessoas, uma média diária de três mortes, e deixaram feridas 1.628 pessoas”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em entrevista a uma rádio local, Angelino Sarrote manifestou-se preocupado com as ocorrências do primeiro semestre, sublinhando que, na tipologia dos acidentes, os atropelamentos lideram a lista.

Por isso, pediu “prudência” na utilização da via pública.

“A situação é deveras preocupante, porque, além da responsabilidade dos próprios automobilistas – muitos deles não respeitam as passadeiras -, verificamos a falta de responsabilidade por parte dos peões”, lamentou.

As pessoas, indicou, chegam a ser atropeladas na passadeira e debaixo das pontes pedonais.

“Aqui há um repartir de culpas entre peões e automobilistas”, acrescentou.