O número de mortes registadas em operações policiais no estado do Rio de Janeiro mais do que duplicou em julho, em comparação com o mesmo período de 2017, informaram fontes oficiais.

De acordo com um estudo do Instituto de Segurança Pública do Rio, morreram 129 pessoas em julho de 2018 em operações das Forças Armadas e da Polícia, contra as 63 contabilizadas no período homólogo de 2017. Segundo o Instituto, entre janeiro e julho deste ano, 895 pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança no Rio de Janeiro.

Em fevereiro, o Presidente do Brasil, Michel Temer, entregou ao exército o controlo da área de segurança pública do Rio de Janeiro para conter uma onda de violência que afeta a cidade mais emblemática do país. Desde o início desta medida já morreram mais de 738 pessoas em operações policiais.

Dados divulgados pelo mesmo instituto revelam ainda que os crimes contra a vida aumentaram em julho, enquanto os crimes contra a propriedade, como roubo e furto, diminuíram.

Segundo o estudo, os homicídios apresentam um aumento de 9% em relação a julho do ano passado, enquanto o roubo de veículos, por exemplo, registou uma redução de 29% em relação ao mesmo mês de 2017. Os roubos e os furtos também diminuíram 19% em julho em comparação com o mês imediatamente anterior. Os assaltos nas ruas também caíram 12% em relação a julho do ano passado e o roubo, seguido de morte, registou nove vítimas em julho deste ano, o número mais baixo desde novembro de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR