Aviação

Drone obrigou a parar Aeroporto do Porto durante 40 minutos

399

O drone foi identificado por um comandante de um voo que tinha acabado de descolar do Aeroporto. Operações de aterragem e descolagem estiveram suspensas entre as 14h10 e as 14h50.

ABIR SULTAN/EPA

O avistamento de um drone no espaço aéreo utilizado pelo Aeroporto do Porto obrigou à suspensão dos movimentos durante 40 minutos na tarde desta quinta-feira. De acordo com o Jornal de Notícias, um voo da Turkish Airlines foi desviado para Lisboa, enquanto outros tiveram que aguardar, no ar ou em terra, enquanto as autoridades tentavam encontrar o drone.

Citada pelo mesmo jornal, a NAV Portugal, entidade responsável pela gestão do espaço aéreo nacional, “um comandante de um voo que tinha acabado de descolar do Porto reportou ter avistado um drone, a 5 mil pés de altitude [cerca de 1,5 km]”. As autoridades tentaram avisar o objeto, sem sucesso, e as operações de aterragem e descolagem estiveram suspensas entre as 14h10 e as 14h50.

Só no primeiro semestre do ano, a aviação civil reportou 16 incidentes com drones, segundo dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que instaurou 15 processos contraordenacionais em 2017 e outros dois até final de junho deste ano. Este ano o regulador do setor já instaurou dois processos contraordenacionais, mas ainda não apresentou nenhuma denúncia ao Ministério Público.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)