Um homem foi detido esta quarta-feira em Connecticut, nos Estados Unidos, suspeito de ter provocado uma overdose a 76 pessoas num parque perto da Universidade de Yale, num espaço de 24 horas, confirmaram as autoridades norte-americanas, citadas pela NBC. Não foi registada qualquer morte.

As equipas de emergência começaram por responder a três casos de suspeita de overdose na noite de terça-feira. Na manhã seguinte, e num espaço de três horas e meia, foram socorridas 18 pessoas. Algumas já se encontravam inconscientes quando foram encontradas, outras vomitavam ou revelavam outros sintomas de overdose. No final do dia, já eram 76 as pessoas que teriam sofrido de overdose.

As autoridades acreditam que as pessoas do parque terão tomado várias doses de K2, uma droga sintética semelhante à marijuana. Kathryn Hawk, uma médica do Departamento de Emergência do Hospital Yale New Haven, disse ao canal que a droga estaria misturada com fentanil. No entanto, a polícia ainda não confirmou essa informação e continua a realizar testes.

“Estou extremamente grato pela rapidez e trabalho eficaz dos socorristas que ajudaram a reanimar, transportar e salvar as vítimas”, disse o Presidente da Câmara, Toni Harp, numa declaração pública. A polícia continua agora as buscas pelo responsável. O suspeito detido, cuja identidade ainda não foi revelada, foi encontrado com drogas no momento da sua detenção e ainda não foi acusado em nenhum dos casos registados.

O incidente surge depois da publicação de um relatório que revelou que 72 mil norte-americanos morreram de overdose em 2017, mais 10% do que os valores dos anos anteriores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR