Relações

Mulher consegue indemnização de agência de encontros por “falta de homens”

Tereza Burki, uma mulher britânica de 47 anos, processou uma agência de encontros por ter sido enganada quanto ao número de homens inscritos. Ganhou em tribunal e vai ser indemnizada em 13.600 libras.

Tereza Burki pagou mais de 12 mil libras a uma agência de encontros

Getty Images

13.600 libras. Aproximadamente 14.630 euros. É esta a quantia que Tereza Burki, uma mulher britânica de 47 anos, vai receber depois de processar uma agência de encontros de elite por não ter encontrado aquele que seria, de acordo com a sua descrição, “possivelmente o homem dos meus sonhos, o pai dos meus filhos”. Burki acusou a Seventy Thirty de fraude e deturpação: esta quarta-feira, um tribunal inglês decidiu que a empresa enganou a cliente no que toca ao número de membros inscritos.

Tereza Burki, que vive em Chelsea e tem três filhos, abordou a agência de encontros em 2013 à procura de um novo companheiro. Os padrões eram elevados mas diretos: “Um cavalheiro sofisticado”, idealmente a trabalhar no setor financeiro, que levasse “um estilo de vida abastado” e estivesse “disponível para viajar internacionalmente”. Além disso, a britânica queria encontrar uma pessoa que estivesse disposta a ter filhos, já que sempre quis ter quatro crianças. Encorajada por tudo o que leu sobre a Seventy Thirty, contratou os serviços da agência: o valor da inscrição foi superior a 12 mil libras.

O tribunal utilizou as garantias dadas por Lemarc Thomas, o então diretor da Seventy Thirty, a Tereza Burki como prova dos danos provocados. De acordo com o The Guardian, Thomas terá dito à britânica que existia um “número substancial” de homens ricos inscritos na agência de encontros que preenchiam os critérios apontados por Burki. O que aconteceu foi que, na verdade, apenas 100 homens estavam inscritos na agência: retirando a esses 100 aqueles que não batiam certo com os padrões de Tereza Burki, o tribunal considerou que nem com “um esforço de imaginação” se pode considerar este um “número substancial”.

“Caso Tereza Burki tivesse sabido qual era o número real de membros ativos, ela não tinha contratado os serviços da Seventy Thirty”, garantiu o juiz Richard Parkes, acrescentando que este é “um caso sobre uma mulher à procura de felicidade romântica que diz que foi enganada, pagou uma grande soma de dinheiro a uma agência de encontros que, segundo ela, fez promessas mas falhou a produzir resultados”.

A Seventy Thirty foi condenada a pagar 12.600 libras por fraude mais 500 libras por danos psicológicos. Ainda assim, também Tereza Burki terá de pagar 5 mil libras à agência de encontros – foi processada por difamação devido a duas críticas online.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
Solidão

Meu querido mês de Agosto

Teresa Espassandim

Neste “meu querido mês de Agosto”, há quem sinta a manifesta necessidade de estar permanentemente ligado, sem por limites ou conseguir sair da trajectória da solidão acompanhada da existência online.

Crónica

Chefe é mais importante que filho /premium

Ruth Manus
3.864

É assim quem se passam todas as nossas semanas. Reunião em vez de filho. Cliente em vez de casamento. Burocracia em vez de saúde. Investidores em vez de amigos. Amigos distantes em vez de amores.

Crónica

Antes de trair alguém leia isso

Ruth Manus
167

Quando se é traído, nasce em nós um verdadeiro trauma, uma sequela. Não se trata da memória daquele incidente, mas de uma espécie de desconfiança eterna que passa a nos rondar.

Estados Unidos da América

O fim do trumpismo /premium

Paulo de Almeida Sande

Em Novembro não há apenas eleições para o Congresso dos EUA, está também em jogo o planeta, a escolha entre a cooperação frutífera e pacífica e um encarniçado nacionalismo, nativista e proteccionista.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)