23 de Agosto era o dia que a BMW tinha agendado para revelar o novo roadster Z4, mas corre o risco de quando o veículo surgir no Concurso de Elegância de Pebble Beach, em Monterey, na Califórnia, já todos lhe conhecerem as formas. Pelo menos através das fotos que continuam a chegar à imprensa a grande ritmo. As últimas já nem são daquelas com qualidade duvidosa e captadas às escondidas. São exactamente as oficiais que, por artes mágicas, foram parar à Internet antes de tempo.

As imagens em causa revelam a versão M40i, que pressupõe ser a mais possante da terceira geração do roadster que a BMW desenvolveu em parceria com a Toyota – onde vai dar origem ao Supra –, e mostram um veículo elegante e bem conseguido, não muito diferente do protótipo (BMW Z4 Concept) que lhe serviu de base.

Capot longo e habitáculo recuado são a receita para um roadster de sucesso, com este Z4 a confirmar a adopção de uma capota de lona, menos versátil do que a anterior em chapa e fibra, mas mais leve e menos volumosa. Entradas e saídas de ar nas laterais e pára-choques, muitas delas parecem ser exclusivamente de cariz estético, reforçam o aspecto desportivo do modelo, com os dois volumosos roll bar, pintados numa segunda cor, a apimentar ainda mais o veículo.

O BMW Z4 vai ser assim. Com ar de Fiat 124 Spider

Lá dentro há apenas espaço para dois, e outra coisa não seria de esperar de um veículo com esta filosofia, com um tablier virado para quem vai ao volante, com dois ecrãs digitais em lugar de destaque, confirmando a aposta da marca bávara num habitáculo com ar mais moderno e tecnológico. Na consola surge o comando circular do sistema de entretenimento e tudo o que são ajudas à condução, bem ao lado da caixa de velocidades, que no caso do M40i é automática.

O motor a gasolina ao serviço desta versão é o seis cilindros em linha, com três litros de capacidade e 385 cv de potência. Haverá outras versões, com motores mais pequenos e menos possantes, algumas delas com suspensões mais desportivas e diferenciais autoblocantes, para que o Z4 possa estar à altura dos condutores que se querem divertir ao volante. Para mais novidades, vamos ter mesmo de esperar pela próxima quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR