788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O coelho que saiu da cartola para calar o elefante na sala (a crónica do Sporting-V. Setúbal)

Este artigo tem mais de 5 anos

Nani carregou o leão às costas e ajudou-o a lamber as feridas. O 17 apontou dois golos e ainda atirou uma bola ao poste. No final do jogo com o V. Setúbal (2-1), fez a volta olímpica ovacionado.

Nani marcou o primeiro golo, fez o 2-1 e pelo meio ainda atirou uma bola à trave num livre direto
i

Nani marcou o primeiro golo, fez o 2-1 e pelo meio ainda atirou uma bola à trave num livre direto

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Nani marcou o primeiro golo, fez o 2-1 e pelo meio ainda atirou uma bola à trave num livre direto

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

De entre todos os caminhos que podia escolher, José Peseiro escolheu o mais direto – o que, num certo vernáculo se pode chamar de “pegar o touro pelos cornos”. Mas não foi assim tão fácil. Na antevisão do duelo com o V. Setúbal, o técnico leonino estava ali sentado no Auditório Artur Agostinho, onde devia ter entrado uns minutos antes, mas não entrou, porque o Sporting estava demasiado ocupado com as suas próprias convulsões: à hora em que era suposto o técnico leonino falar aos jornalistas, a Comissão de Gestão tomou o seu lugar para responder a Bruno de Carvalho – que, um dia antes da estreia da equipa em Alvalade esta temporada, resolveu voltar a colocar tudo em polvorosa reclamando de novo para si a presidência do clube.

Mas dizíamos que não foi assim tão fácil arrancar algo substancial das palavras de José Peseiro. É que o técnico levava a lição bem estudada. Fintou a primeira pergunta: “Não falo sobre esse tema”. Fintou a segunda: “Já disse que não falo sobre esse tema”. À terceira explodiu. Sem sequer deixar o jornalista terminar a pergunta, pegou ele na batuta e disse aquilo que lhe ia na alma, soltando a expressão que faria os títulos dos jornais. Tudo o que se passava era “uma coisa anormal”. “É no jogo com o V Setúbal que estamos focados, nem eu nem os meus jogadores temos de desviar a nossa atenção ou o nosso foco para qualquer coisa anormal – é mesmo anormal, vamos ser sinceros – que possa acontecer. Perante isso, é a minha obrigação e a dos jogadores, não pensar noutra coisa que não seja jogar. O jogo joga-se ali dentro e é com ele que estamos preocupados”, disse.

Já em 2005 Peseiro tinha conhecido a capacidade de o Sporting dar tiros nos próprios pés. Depois de deixar voar os vários pássaros que teve nas mãos – o mais expressivo a final da Taça UEFA disputada em Alvalade – enfrentou a ira dos adeptos: os lenços (em alguns casos até lençóis) brancos nas bancadas e até uma tentativa de invasão ao Edifício Visconde de Alvalade, onde então funcionava a SAD. Agora, 13 anos depois, foi outra invasão, mas a da Academia, que gerou um turbilhão, inflamado pela tentativa de Bruno de Carvalho de retomar o poder, esta sexta-feira. Além dos cacos que José Peseiro já tinha para juntar, enfrentava agora um plantel desestabilizado, podendo comprometer o resultado nas vésperas da importante deslocação à Luz.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Sporting-V. Setúbal, 2-1

2.ª jornada da Primeira Liga

Estádio José Alvalade

Árbitro: Manuel Oliveira

Sporting: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu e Jefferson; Misic (Jovane, 59′) e Battaglia; Nani (Petrovic, 84′), Bruno Fernandes e Acuña; Bas Dost (Montero 46′).

Suplentes não utilizados: Renan, André Pinto, Petrovic, Raphinha, Wendel, Jovane e Montero.

Treinador: José Peseiro

V. Setúbal: Cristiano; Mano, Vasco Fernandes, Nuno Reis e Nuno Pinto; Costinha (Éber Bessa, 67′), Semedo e Rúben Micael (Alex, 84′); Zequinha (Hildeberto Pereira, 70′), Cádiz e Mendy.

Suplentes não utilizados: Pereira, Alex, Eber Bessa, André Sousa, Berto, Baba Fernandes e Valdo.

Treinador: Lito Vidigal

Golos: Nani (9′), Zequinha (19′)

Ação disciplinar: Cartão amarelo a Bruno Fernandes (30′), Mendy (45′), Rúben Micael (52′), Vasco Fernandes (56′), Éber Bessa (89′) e Nuno Reis (90′)

 

José Peseiro tomou duas decisões – uma certa, outra nem tanto. Primeiro, fez uma alteração face ao jogo com o Moreirense, promovendo Misic ao lugar de Petrovic, que tinha pecado frente aos cónegos, tanto no critério que não imprimiu ao jogo como nas faltas que cometeu. Mas o croata também não resolveu os problemas no “miolo”: também ele não foi capaz de contribuir para a construção leonina e acabou por somar erros que podiam ter saído caros (um deles que permitiu a fuga de Zequinha).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Peseiro introduziu também uma nuance tática: colocou Nani mais encostado à ala esquerda, em troca com Acuña. E foi exatamente ali que nasceu o primeiro golo da partida. O internacional português combinou com Jefferson no seguimento de um canto, apanhou-se com uma brecha para rematar e, quando ninguém o esperava (nem mesmo o guarda-redes Cristiano), tirou o coelho da cartola e inaugurou o marcador.

O Sporting sabia da importância do jogo – não só em termos anímicos, mas também porque o Benfica, próximo adversário dos leões, já tinha vencido no Bessa (2-0). Mas os problemas falaram mais alto. Não só os já citados a meio campo, onde parece que não há forma de substituir William Carvalho, como também na baliza, que voltou a ser assumida por Salin, na ausência de Viviano. O guardião francês fez uma fífia ao receber a bola na área, não conseguiu agarrá-la (talvez obstruído por Coates). Mendy chamou-lhe um figo e assistiu Zequinha, que pela primeira vez marcou a um grande. Por entre um passado que parece querer voltar, Peseiro ficou com dois problemas para resolver no futuro.

[Clique nas imagens para ver os melhores momentos do Sporting-V. Setúbal]

O golo do empate esfriou a entrada leonina e semeou a impaciência nas bancadas – que começavam a assobiar as consecutivas perdas de bola leoninas. Coletivamente muita coisa continuava a falhar, tal como no jogo em Moreira de Cónegos; mas, desta vez, nem as individualidades pareciam resolver. Bruno Fernandes foi sempre alvo da marcação individual de José Semedo e, ao contrário do habitual, não conseguiu ser o principal elemento de ligação do jogo leonino, com muitas perdas de bola e receções falhadas. Com o meio campo assim condicionado, em parte graças ao bloco compacto dos sadinos, os processos eram lentos e previsíveis e o jogo leonino desligado. Curiosamente, foi um médio, Battaglia, que mais perigo causou junto de Cristiano com um cabeceamento a rasar a trave (35′), pouco antes de, do outro lado, Cádiz (36′) ter fugido da marcação para receber o passe de Costinha, pondo à prova Salin.

A segunda parte começou com uma surpresa: a saída de Bas Dost para a entrada de Montero. Ou nem tanto: o holandês andou desaparecido do jogo, não somando qualquer remate ou toque dentro da área, a acusar o problema físico no aquecimento. O colombiano, que não tem sido particularmente feliz no regresso a Alvalade (somou cinco golos em 21 jogos na época passada), teve o golo na cabeça (53′) após cruzamento pela esquerda de Jefferson – 0 brasileiro esteve particularmente ativo nas combinações atacantes do lado esquerdo – e ofereceu maior mobilidade ao ataque, colando mais o jogo do que tinha feito Bas Dost. Um minuto antes, Salin tinha voltado a comprometer, com uma saída em falso que quase permitiu a reviravolta a Cádiz.

O jogo estava preso no centro do terreno. Era preciso acelerá-lo. Era preciso Jovane Cabral. O jovem que cresceu nas camadas jovens leoninas, sobretudo com o técnico Tiago Fernandes, já tinha sido lançado frente ao Moreirense e com resultados: sofreu a falta que daria a grande penalidade concretizada por Bas Dost para a reviravolta. Outro treinador da formação, João de Deus, destapou-lhe os talentos há poucos dias: “Com 16/17 anos já era muito rápido, muito forte no um para um e também com grande capacidade de remate. Sendo destro, a jogar no lado esquerdo faz muitos movimentos interiores, tendo a baliza como alvo”.

Foi exatamente com a baliza na mira que o jovem, que se estreou em Alvalade, galgou terreno, levantou a cabeça, viu Nani ao segundo poste e fez um daqueles passes de régua e esquadro que são meio golo. O número 17 dos leões – que já tinha ameaçado na segunda parte com um remate de livre direto na trave (57′) – só teve de meter a cabeça para sentenciar o jogo (67′). Peseiro acabaria por ser bem sucedido na nuance tática que introduziu com a entrada de Jovane: não só pela assistência, mas também pelo maior rendimento de Acuña, que passou para o terreno central (descaído sobre a esquerda), ajudando a desmontar a muralha sadina e a transportar o jogo.

A partir daí, o Sporting jogou com o relógio na mão. Afinal, o mais importante estava feito. O bom filho voltou a casa para calar o ruído que se tem sentido fora do relvado e, no final, em plena comunhão com os adeptos, ainda fez a volta olímpica para os aplausos. José Peseiro, que antes do jogo tinha enfatizado a “coisa anormal” que marcara a véspera, assim que lhe foi apontado o microfone, após o jogo, sintetizou tudo numa ideia. “A primeira vitória foi quando chegámos ao estádio e estavam 40 mil adeptos. Mostraram que o Sporting é só um e que estamos unidos”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora