Um Belenenses-FC Porto a contar para a Primeira Liga de futebol disputado no Estádio Nacional do Jamor não é algo comum, mas também não é momento inédito. É preciso recuar até 1956, 22 de janeiro, para ser mais específico, para encontrar a primeira e única vez, até ao dia de hoje, que o clássico azul da Primeira Liga foi jogado no Jamor.
Na altura, o Estádio do Restelo estava ainda em fase de construção e só acabaria por ser inaugurado a 23 de setembro desse mesmo ano, sendo que o Belenenses jogava no histórico Campo das Salésias, de onde só saiu para se mudar para o Restelo. Ou quando a ocasião o justificava, como nesse encontro da 15.ª jornada da época 1955/56, onde razões logísticas mudaram o encontro das Salésias para o Jamor.
CFB-FCP, faltam 0'
Único clássico entre eles no Jamor
1956 Hernâni 0-1
(convidado especial: Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil) pic.twitter.com/2b9h3qbmls— Rui Miguel Tovar (@ruimtovar) August 19, 2018
Hernâni, o furacão de Águeda avançado do FC Porto, fez o único golo da partida, aos 50′, e deu os três preciosos pontos ao FC Porto. E enfâse no preciosos: é que, no final da temporada, os dragões acabariam por se sagrar campeões nacionais em igualdade pontual com o Benfica (43 pontos), colocando fim a um jejum de 16 anos desde o último título de campeão.
Mas, se esse jogo era de boa memória para os dragões que entravam em campo neste domingo para defrontar e bater o Belenenses num jogo de emoções até ao final resolvido aos 97′ numa grande penalidade batida por Alex Telles (3-2), nem por isso o último embate para o Campeonato no Jamor tinha corrido bem.
A história repetiu-se com emoção redobrada, dentes de Leite, pezinhos de lã e mãos na bola
Foi a 22 de Abril de 1956, que Sporting e FC Porto jogaram no Jamor para 25.ª jornada da Primeira Liga, ainda antes da inauguração do Estádio Alvalade (10 de junho de 1956). Os leões bateram os dragões com um golo de Valter de Castro, aos 16′, e deixaram o FC Porto em posição complicada numa luta pelo título que acabaria ganha pelos azuis e brancos.
Já o Belenenses, para além da estreia no Estádio Nacional na presente temporada com a vitória por 3-1 sobre a Oliveirense em partida da Taça da Liga, tinha marcado presença no Jamor em jogos do Campeonato num passado bem mais recente. Foi em 2003, por alturas da construção do novo Estádio da Luz, que Benfica e Belenenses se encontraram no Jamor para disputar a quarta jornada do Campeonato, num encontro que terminou empatado a três bolas.
E foi exatamente o Benfica quem tinha disputado a última partida do Campeonato no Estádio do Jamor, frente ao Gil Vicente, numa vitória por 3-1, a 19 de outubro de 2013, no último encontro antes da inauguração do atual Estádio da Luz.