Incêndios

Autoridades confirmam que fogo de Braga já está controlado

A nível nacional estão a ocorrer 13 incêndios, mas apenas cinco estão ativos. Governo mantém proibição de fogo-de-artifício nos sete distritos em alerta vermelho.

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde deste domingo no distrito de Braga está a ser combatido por 77 bombeiros, auxiliados por 19 veículos terrestres e três meios aéreos, de acordo com a proteção civil.

Na sua página na Internet, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informa que este fogo começou pelas 13h17, na localidade de S. Martinho, freguesia de Celeiró, Aveleda e Vimieiro. Ainda no distrito de Braga, mas já em fase de conclusão, um outro incêndio continua a imobilizar dez bombeiros e duas viaturas.

A nível nacional, segundo a ANPC, estão a ocorrer 13 incêndios, mas apenas cinco (Porto, Faro e Braga) estão ativos, os restantes já se encontram em fase de conclusão. No combate às chamas estão um total de 331 homens, 86 viaturas terrestres e sete meios aéreos.

Governo mantém proibição de fogo-de-artifício nos distritos em alerta vermelho

O Governo esclareceu este domingo que até ao dia 22 de agosto, data até à qual vigora o alerta vermelho devido ao risco de incêndio em sete distritos, se mantém a proibição do uso de fogo-de-artifício. O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse no sábado estar a aguardar resposta do Governo ao pedido de exceção na proibição de fogo-de-artifício, para permitir a realização, este domingo, da Serenata, durante as festas da Agonia.

Não haverá qualquer exceção à proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão. Enquanto vigorar a situação de alerta, as autorizações que possam ter sido emitidas devem ser suspensas”, diz uma nota do Ministério da Administração Interna enviada às redações.

Face à decisão do Governo, a câmara de Viana do Castelo anunciou já que a Serenata — fogo tradicionalmente lançado da ponte Eiffel sobre o rio Lima — será realizada no dia 25 à meia-noite. Esta sessão de fogo de artificio encerra todos os anos a romaria da Agonia com milhares de pessoas concentradas nas margens do rio.

A situação de alerta foi declarada por despacho do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na sexta-feira, para os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. O Governo manifesta ainda na mesma nota que respeita as “tradições do país, mas a situação de alerta que se vive no continente, com sete distritos em alerta vermelho, obriga a um cuidado e a uma atenção acrescidos por parte de todos”.

Entretanto, a Proteção Civil acaba de fazer um ponto de situação sobre os incêndios ainda ativos no país, merecendo mais destaque o de Braga. Neste momento, esse fogo apenas tem uma frente ativa mas é o que concentra mais meios, contando com 92 operacionais, 26 veículos e 3 meios aéreos.  Contudo, o representante da ANPC explicou que “dentro das próximas horas”, esse mesmo incêndio estará controlado e, só então, “começaram as operações de extinção”.

Durante a parte da manhã houve também um foco de incêndio registado no distrito de Faro, em Boliqueime,  que terá ameaçado algumas habitações. Felizmente foi tudo extinto e controlado numa hora.

O estado de atenção e cuidado extremos continua a ser defendido pela Autoridade Nacional da Proteção Civil, dadas as condições metereológicas dos últimos (e próximos dias). É precisamente por isto que os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real e Viseu vão continuar em alerta vermelho e vão manter-se também “todos os pré-posicionamentos estratégicos” de meios, assim como “os patrulhamentos” realizados com a ajuda do Exército.

É precisamente este momento de grande calor que leva a ANPC a relembrar que, pelo menos até 22 de Agosto, é proibido lançar foguetes, balões com chama ou fogo-de-artifício e, muito menos, fazer fogos. “A população tem de adequar os seus comportamentos às condições atmosféricas”, ressalvaram.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)