Os faróis LED abriram a Caixa de Pandora, no que respeita ao potencial tecnológico da iluminação dos automóveis modernos. Além de iluminar mais e mais longe, quando dotados de sistemas activos que conseguem accionar separadamente cada um dos reflectores do feixe luminoso, os LED conseguem evitar encandear os veículos que vêm de frente, ou até os peões que circulam no passeio, isto sem diminuir a iluminação da via. Mas agora vão até passar a “falar” com os peões, escrevendo no solo o que o condutor lhes quer comunicar.

De início, os faróis LED consistiam num díodo emissor de luz que apontava para a frente e iluminava tudo com uma luz tão branca quanto potente. Com esta tecnologia, o díodo aponta o feixe de luz a cerca de 1 milhão de micro-reflectores que, controlados por um chip, dirigem a luz para onde ela é necessária, anulando-a onde ela não é precisa. É assim que os micro-reflectores “apagam” a luz que poderia encandear o carro que vem de frente, ou peões que se deslocam pela berma. Mas a Mercedes deu mais um passo em frente e encontrou forma de um milhão de pequenos espelhos escreverem mensagens no chão, pintarem sinais de trânsito ou, pura e simplesmente, dizerem aos peões que podem atravessar. Ou não.

13 fotos

Segundo a Mercedes, esta tarefa é mais fácil agora do que com os faróis LED adaptativos, similares que estão disponíveis no actual Classe S. E é fácil perceber que modulando 1 milhão de micro-espelhos se consiga melhor definição do que com os até 84 LED que a marca alemã montava nos seus faróis.

O que esta nova tecnologia vai permitir é a possibilidade da Mercedes rivalizar com a Audi e a BMW, que já apostaram nos faróis por laser, capazes de realizar esta mesma tarefa, com a Mercedes a atingir o mesmo objectivo com a solução LED. Mais antiga mas, aparentemente, igualmente eficaz.

Como em grande parte das novas soluções, podem surgir problemas quando os condutores mais “criativos” recorrerem à Digital Light para tecer comentários – julgados divertidos por uns, mas menos próprios por outros – a quem vai pelo passeio ou deseja atravessar a rua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR