A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou esta segunda-feira que vai prolongar o alerta vermelho em sete distritos do país até quarta-feira devido ao aumento do número de ocorrências que se tem registado. O alerta vermelho, o mais grave da escala, foi ativado no sábado nos distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Fonte da Proteção Civil explicou que a decisão de prolongar o alerta — que estava inicialmente definido até esta segunda-feira — se deveu ao aumento do número de ocorrências de fogos, tendo-se registado 73 na sexta-feira, 113 no domingo e já se contabilizando 75 hoje. A decisão de prolongar o alerta foi tomada “apesar de poder haver um desagravamento meteorológico”, sendo antes baseada no aumento das ocorrências, afirmou a mesma fonte.

Neste momento, o incêndio mais preocupante situa-se em Alvarenga, no concelho de Arouca (Aveiro), onde se encontram 79 operacionais e 18 veículos de apoio. Cerca de 60 concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR