A Força Aérea resgatou esta segunda-feira de manhã dois cidadãos que se tinham perdido “num local de difícil acesso” do Parque Nacional de Peneda-Gerês. Neste vídeo da Esquadra 751 – “Pumas”, responsável pelo resgate, é possível identificar o local isolado de onde o casal, fisicamente debilitado, foi resgatado por ar.

A operação foi realizada pela Força Aérea, em coordenação com o Autoridade Nacional de Proteção Civil. O casal, um português de 19 anos e uma cidadã britânica de 18, tinha-se perdido no domingo, durante um passeio pelo parque, e acabaria por ser localizado horas pelo equipas de Busca e Resgate em Montanha do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), da GNR.

De madrugada, e quando os dois jovens já estavam acompanhados por duas equipas do GIPS e Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, a Força Aérea recebeu um pedido para realizar o resgate, “devido ao estado físico de ambas e às dificuldades de acesso por via terrestre”, explica o ramo. O helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea partiu da Base Aérea do Montijo e “chegou à zona de operações por volta das 7 horas” desta segunda-feira.

As imagens disponibilizadas pela Força Aérea mostram o momento em que os dois cidadãos são resgatados. Rodeados de rochas e de vegetação densa, são içados para o EH-101 Merlin, acabando por sair do helicóptero pelo próprio pé junto à antiga Escola Básica do Campo do Gerês, em Terras de Bouro, antes de serem encaminhados para o Hospital de Braga por “precaução”.

O recurso a meios aéreos foi equacionado desde o momento em que as equipas conseguiram determinar a localização do casal. Um elemento de umas das equipas da GNR que se dirigiu para o local onde estavam os dois jovens, e que obrigava a uma deslocação de cinco horas, disse à agência Lusa que um dos elementos do casal estava “com problemas de saúde”. A decisão acabou por ser recorrer à Força Aérea.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR