Os MTV Video Music Awards voltaram na noite de segunda-feira ao Radio City Music Hall, em Nova Iorque, a mesma sala que acolheu a primeira edição, em 1984. Para os Backstreet Boys, a noite também significou um regresso. Passados 19 anos desde a última atuação nestes prémios, Howie D., Kevin Richardson, Nick Carter, AJ McLean e Brian Littrell voltaram a pisar o palco de uma das noites mais importantes do ano para a MTV. Depois de uma residência com resultados astronómicos em Las Vegas e de aparições um pouco por todo o país, a boys band dos anos 90 foi anunciada como uma das atuações da noite.
https://www.youtube.com/watch?v=TYxY31qt7E0
Enquanto Jennifer Lopez, vencedora do Michael Jackson Video Vanguard Award, reclamou para si todas as luzes e aplausos, com uma performance de tirar o fôlego, e Nicki Minaj tomou conta do Oculus, edifício imponente que faz parte do memorial do 11 de setembro, os cinco rapazes ficaram-se pelo palco secundário. Atuaram para as dezenas de espectadores que se alinharam junto à varanda do Radio City Music Hall, ao mesmo tempo que os restantes convidados continuavam a desfilar e a dar entrevistas na passadeira vermelha do evento.

Durante a cerimónia, o grupo subiu ao palco para apresentar o prémio de Canção do Ano © Theo Wargo/Getty Images
Cantaram “Don’t Go Breaking My Heart”, single lançado este ano, mas a performance causou estranheza. Se, por um lado, não deixou de ser inusitado ver uma banda de culto dos anos 90 atuar num palco secundário, por onde, ao longo do início da noite, (aka aquecimento para a festa), passaram os nomeados ao prémio Push Artist of the Year, há quem tenha ficado desiludido com a performance em si. Nas redes socais, sobretudo no Twitter, as reações não demoraram a chegar. “Mais alguém ficou envergonhado ao ver os Backstreet Boys a tentarem fazer uma coreografia em 2018?”, “Tenho a certeza de que os Backstreet Boys têm filhos com idade suficiente para lhes dizerem que é má ideia atuarem nos VMA” ou “É tão embaraçoso ver os Backstreet Boys atuarem no pre show, nem sequer nos verdadeiros VMA” foram algumas das reações.
https://twitter.com/Fuhrouk/status/1031707702530007041
We've got two words for the Backstreet Boys: 'has' & 'been.' #VMAs pic.twitter.com/sSxJmJOfnH
— LittleCityLadies (@livelittlecity) August 21, 2018
I am certain the Backstreet Boys have children old enough to tell it’s a bad idea to perform at the VMAs. And yet, here they are, on our televisions, destroying all our fond memories of “I Want It That Way.”
— Katherine Wheatle, Ph.D. (@DrKWheatle) August 21, 2018
i’m sorry i feel so bad this is so embarrassing the backstreet boys are performing on the PRE SHOW not even the legit vmas
— skylee (@skyleelol) August 21, 2018
Mas também não faltaram reações contrárias — “Estou tão orgulhosa dos meus rapazes”, “Meu Deus, adoro-os!” ou até mesmo “Os Backstreet Boys continuam a surpreender-me. Que atuação incrível. Que ícones”. Ainda assim, as reações negativas parecem estar em maioria.
Gosh I love them. I'm so proud to be a @backstreetboys fan #vmas
— Meg (@MEG31088) August 21, 2018
The @backstreetboys continue to amaze me. What an incredible performance! What icons! I love “Don’t Go Breaking My Heart”. #VMAs
— Briana Resendez (@resendez_briana) August 21, 2018
O regresso aconteceu 20 anos depois da primeira atuação do grupo nos VMA, em 1998. Os Backstreet Boys viriam a pisar o palco destes prémios da MTV uma vez mais, em 1999. Nesta segunda-feira, depois de terem cantado e dançado durante o evento que antecede a entrega de prémios propriamente dita, os cinco integrantes subiram ao palco principal para apresentar o prémio de Canção do Ano. Aproveitaram o momento para exibir dotes vocais, cantando os refrões de cada uma das músicas nomeadas, seis no total.